Cinesio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As origens da palavra cinesiologia são do grego que significa mover e estudar este livro trata sobre a cinesiologia do “sistema” músculoesquelético e dos fundamentos para a reabilitaçãofísica, focalizando as interações anatômicas e biomecânicas dentro do “sistema” músculoesquelético.


Cinemática

A cinemática é um ramo da mecânica que descreve o movimento de um corpo, semconsiderar as forças ou torques que podem produzir movimento. Na biomecânica, o termo corpo é usado um


Figura 1.2



É mostrado um ponto no topo da cabeça transladando para cima e para baixo deuma maneira curvilínea enquanto se anda. O eixo X mostra a porcentagem da conclusão de uma marcha inteira (ciclo da marcha).

Tanto vagamente para descrever todo o corpo, ou quaisquer de suas partesou segmentos, tais como ossos ou regiões individuais. Em geral, há dois tipos de movimentos: translação e rotação.


Translação comparada com rotação

A translação descreve um movimento linearno qual todas as partes de um corpo rígido movem-se paralelas e na mesma direção de todas as outras partes do corpo. A translação pode ocorrer em linha reta (retilínea) ou em linha curva (curvilínea).Enquanto caminhamos, por exemplo um ponto na cabeça se move, em geral, de uma maneira curvilínea.
A rotação, em contrapartida, descreve um movimento no qual um suposto corpo rígido se move em umatrajetória circular sobre o mesmo ponto central. Como resultado, todos os pontos no corpo giram simultaneamente na direção angular.









Osteocinemática

Planos de movimento

Aosteocinemática descreve o movimento dos ossos em relação aos três (principais) planos cardinais do corpo: sagital, frontal e horizontal. Estes planos de movimento são representados no contexto de uma pessoaereta na posição anatômica.
O plano sagital corre paralelo à sutura sagital do crânio, dividindo o corpo em secções direita e esquerda; o plano frontal corre paralelo à sutura coronal do crânio,...
tracking img