Cinencias Contabeis Fundamentos Em Contabilidade

9679 palavras 39 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE 6
3 MERCADO CONSUMIDOR ATUAL E O DA ÉPOCA DAS TEORIAS CLÁSSICA E CIENTÍFICA 10
4 GLOBALIZAÇÃO: CONSEQUÊNCIAS NO CENÁRIO ECONÔMICO ATUAL 15
5 DIFERENÇAS (CULTURAIS, ECONÔMICAS, SOCIAIS E POLÍTICA) SEGUNDO BAUMAN 24
6 CONCLUSÃO 31
REFERÊNCIAS 32

1 INTRODUÇÃO
Constantemente se fala de globalização como um fenômeno atual. Surgido como consequência dos avanços tecnológicos. Porém ao olharmos o passado, a literatura registra que ela já existia desde a antiguidade, quando o homem buscava expandir seus territórios e impor para outros povos sua cultura. Os grandes navegadores descobrindo novas terras, novas rotas de comércio e novos mercados onde pudessem diversificar suas compras e suas vendas já era uma tentativa de globalizar os produtos, torná-los consumidos em todo mundo conhecido da época. Aumentando o número de consumidores torna-se necessário aumentar a produção e está sendo baixa desperta a necessidade de abastecimento vindo de outros lugares e assim começa a ideia da produção voltada para um mercado externo. Na antiguidade já era praticado o mercado de importação e exportação dos produtos entre as nações. E os grandes navegadores se encarregavam desse trabalho.
A tentativa de aproximação entre os povos era real, mas demorada, em função dos recursos precários da época. Com o avanço tecnológico as fronteiras geográficas encurtaram e a comunicação passou a ser em tempo real tornando o mundo global.
Mas o que vem a ser a Globalização? Considero como a ligação de comunicação com todos os povos da terra por laços invisíveis que faz com que todos estejam juntos, compartilhem dos mesmos costumes, mesmo que geograficamente separados.
Segundo Bauman, a globalização é uma meta desejada, e para outros ela é vista de modo desfavorável, porém, independentemente das opiniões formadas, ela é um processo que não pode

Relacionados

  • Uma visão prática da contabilidade
    927 palavras | 4 páginas
  • Teorias da administração
    21828 palavras | 88 páginas
  • Economia
    52553 palavras | 211 páginas
  • gestão RH
    60653 palavras | 243 páginas