Cinema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE CINEMA

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A
DISCIPLINA COM0596 – TCC

MARÇO DE 2012 (COMPILAÇÃO DO MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS PARA MONOGRAFIA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL ADAPTADO AO CURSO DE CINEMA)

MONOGRAFIA = trabalho (produto científico) geralmente realizado no final dos cursos de graduação (e pós-graduação lato senso) que tem como objetivo desenvolver acapacidade intelectual e embrionária capacidade científica do pesquisador, tornando-o capaz de tratar de uma temática apropriada, utilizando minimamente a linguagem e métodos científicos.

ORIENTAÇÕES GERAIS
Todo trabalho científico deve possuir as seguintes características, salvo àqueles elementos onde tais características podem ser quebradas (capas e folhas de rosto, como que veremos maisadiante):
A organização da apresentação gráfica e textual deve ser feita em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, como será apresentado nos próximos itens.
O papel para impressão final deve ser do tipo alto alvura, cor branca, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) e impresso somente de um lado, em cor preta.
As margens a serem adotadas são 3 cm na superior e a esquerda e 2,5 na inferiore na da direita.
O texto deve ser alinhado no formato justificado (à direita e esquerda ao mesmo tempo). A fonte padrão do texto a ser adotada é do tipo cursiva, como a Times New Roman, o tamanho deve ser corpo 12. Títulos e subtítulos podem ser alinhados à esquerda, negritados e utilizar corpo 14 (para títulos de capítulo); 12 (para subtítulos e também para seções dentro do subtítulo). Nascitações se utiliza a fonte corpo 11.
A entrada para parágrafo (alínea) deve ser de 1,5 cm. O entrelinhamento obrigatório é espaço 1,5 para o limite de 40 páginas de partes textuais (excetuando-se as pré e pós-textuais).
As notas de rodapé devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço em branco e por um filete de 1/3 da linha, a partir da margem esquerdaCom exceção da capa, todas as páginas devem ser numeradas. Nas páginas pré-textuais (como indicado nos anexos), deve-se utilizar os números romanos minúsculos, centralizados na parte inferior da página. Nas páginas textuais e pós-textuais, a numeração é feita com números arábicos, no canto inferior direito da página.
Dicas de diagramação: A maneira mais prática de compor esta divisão de páginasda monografia é dividir em 2 arquivos diferentes do programa de texto do computador (geralmente o WORD) as páginas pré-textuais (da capa ao resumo – 87 páginas) das textuais e pós-textuais. No arquivo das pré-textuais reserve uma página para cada item da seqüência: CAPA/ FOLHA DE ROSTO/ FOLHA DE GRAU/ DEDICATÓRIA/ AGRADECIMENTOS/ EPÍGRAFE/ RESUMO. No item INSERIR (do WORD) há o ícone “NÚMERO DEPÁGINAS”. Não marque a opção “MOSTRAR NÚMERO NA PRIMEIRA PÁGINA” e escolha no ícone FORMATAR o estilo i, ii, iii, iv, que a FOLHA DE ROSTO em diante já será numerada desta forma. O mesmo procedimento se aplica ao arquivo das textuais. Mas reserve a primeira página para o SUMÁRIO, já que este não deve conter nenhuma numeração. Ele corresponde à página 8 da seqüência. A introdução começará, portanto,na página 9 (nove).
Ficha catalográfica: quando a monografia estiver pronta e liberada pelo orientador, o aluno deverá providenciar junto à biblioteca do campus a ficha catalográfica. Esta deverá ser impressa (ou colocada) no verso da folha de rosto da monografia.
Impressão final: Todos os alunos que concluíram a monografia, com defesa ou não, deverão encadernar o material. A capa deve ser“dura” e na cor preta, contendo em letras douradas as informações indicadas na capa (cf. anexo 1 dessa apostila).
Os padrões de formatação descritos acima são utilizados como referência nessa apostila e deverão ser seguidos obrigatoriamente por todos.

2 – ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM TRABALHO CIENTÍFICO
Os elementos componentes da estrutura de um trabalho científico dividem-se em: pré-textuais...
tracking img