Cinema e periferia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinema na periferia
Aos 5 anos, o paulista José Luiz Zagati entrou em um cinema pela primeira vez e... se encantou. Aos 12, construiu um projetor usando lentes de óculos, manivela e lanterna depilha. Anos depois, adulto e, na época, desempregado, virou catador de papel e, no lixo, encontrou pedaços de filme e um projetor quebrado que tentou remontar mas não deu certo. Mais tarde, conseguiucomprar um projetor que custou todo seu dinheiro.
Em 1998, convidou os vizinhos da periferia para a primeira sessão no Mini Cine Tupy, onde exibia filmes emprestados por colecionadores. A cada domingo, aplateia aumentava. Às cadeiras achadas no lixo, somaram-se outras, doadas.
Hoje, o cinema tem 50 lugares, mudou de casa, mas as sessões continuam semanais e gratuitas. Zagati, que, atualmente, écontratado da Secretaria Estadual de Cultura, promove exibições por todo o estado.
Fonte de pesquisa: Brasil, Almanaque de Cultura Popular, novembro de 2005.

1. Em sua opinião qual dasinformações apresentadas no texto são mais interessantes?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O texto apresenta alguns substantivos próprios. Transcreva dois desses substantivos.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Reescreva a frase abaixo, mudando o tempo dos verbos destacados para o presente:
“Aos cinco anos, o paulista José Luiz Zagati entrou em umcinema pela primeira vez e... se encantou.”
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4. No segundo parágrafo o autor empregou um numeral ordinal. Esse numeral é:
a. 1998
b. Somaram-se
c. Mini
d. Primeira

5. Observe a fonte de pesquisa desse texto. A história...
tracking img