Cinema verdade versus cinema direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Cinema, rádio e TV
Curso superior do Audiovisual

Aluna Ana Carolina Ornelas


Estudo dirigido sobre o cinema-verdade e o cinema-direto

1. Aponte semelhanças e diferenças entre o cinema direto americano e o cinema verdade francês, a partir da comparação entre Primary, Don't Look Back e Caixeiro Viajante, por umlado e Chronique d'un été e Moi, un noir, por outro.


A tradição do documentário sofreu grandes transformações a partir da década de 60, quando a evolução técnica dos equipamento cinematográficos criou aos documentaristas novas condições de trabalho. Surgiram então, diversas vertentes de trabalho documental no mundo, destacando-se entre elas o cinema verdade francês e o cinema direto americano.Nos Estados Unidos, os documentaristas vieram de uma vertente de jornalistas; o que culminou na criação de um tipo de cinema calcado na "invisibilidade" do aparato cinematográfico. O cineasta seria uma "mosca na parede", causando o mínimo possível de intervenção. Sobre isso disserta André Parente:

"O cinema direto é, segundo esses critérios, uma técnica (películas 160mm sensíveis,câmera leve, som sincronizado, etc.), um método de filmagem(ausência de roteiro, equipe reduzida, atores não-profissionais, som direto, câmera na mão, cenários naturais, etc.) e uma estética, a 'estética do real.'" (P. 112)

Esse conjunto de elementos que constituíem o cinema direto é ligado primariamente pelo próprio conceito desse cinema: Aquele de buscar a realidade pura, sem interferência algumado realizador. Esse preceito extrapola até mesmo o nível de "neutralidade" que encontramos na linguagem jornalística. Segundo Sílvio Da-Rin:

"O jornalismo televisual nos dá mostras abundantes destes traços: câmera tremida, ruídos, do ambiente misturado às vozes, iluminação irregular, imagem granulada, cortes bruscos - marcas de uma imagem que tenta neutralizar-se ou seja, produzir umasensação de natureza como garantia de verdade, logo, forma de legitimação." (P. 146)

O cinema direto americano procura ir além - Ele realmente quer tornar o aparato invisível, como se o espectador estivesse olhando por um buraco na fechadura. De fato, se pensarmos em Lumiére e seus muitos Saída da Fábrica, essa estética de retratar o que acontece é uma tendência que nasceu junto com o cinema. Ocinema direto americano se instala dentro dessa tradição. Existem vários exemplos emblemáticos dessa vertente documental.

Trabalharemos primeiramente, Primary(1960), o filme que inaugurou a tradição do cinema direto nos Estados Unidos, e parte de uma premissa muito simples: Seguir os dois candidatos das eleições primárias para presidência dos Estados Unidos, em Winsconsin. Os senadores Kennedy eHumprhey estão na corrida de seus compromissos oficiais, tentando ganhar os votos dos eleitores. E uma câmera os acompanha durante o processo.

É interessante notar que por conta, provavelmente, da vida atribulada, na maioria das vezes os protagonistas agem como se não houvesse câmera por perto. É um fenômeno peculiar; sendo os dois homens tão públicos e vigiados o tempo todo, eles estãosempre representando e pensando em como agem, como falam, etc. A câmera é só mais um observador. Aliás, no filme, muitas vezes a câmera se põe no lugar daqueles que ouvem os candidatos; observando discursos do ponto de vista da platéia. Em geral, Primary é um filme muito impessoal, que se coloca num certo distanciamento dos objetos retratados. A cena em que Humphrey discursa em seu carro, um poucopara quem está com ele, um pouco para a câmera é um dos raros exemplos de aproximação documentarista/documentado. Apesar de toda a montagem favorecer o carisma de Kennedy, a aproximação com o personagem é escassa, principalmente se compararmos com a abordagem que acontecem em Salesman, de 1969.

Salesman acompanha vendedores de bíblias e sua via-crucis pela Nova Inglaterra, de casa em casa,...
tracking img