Cinema moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A postagem de hoje tem como objetivo traçar as principais diferenças entre o Cinema Clássico e o Cinema Moderno, baseada na leitura e análise do texto “Construindo o Cinema Moderno” de AdrianoMedeiros da Rocha.

Começando pelo Cinema Clássico, que ganha notoriedade nas primeiras décadas do século XX, se desenvolvendo como indústria principalmente em território amerciano – com destaque paraHollywood, é marcado pela afirmação de uma das principais regras do cinema: o cinema como entretenimento de massa.

Inspirados nos romances do século XIX, os roteiristas promoviam a ilusão de que,segundo Adriano Medeiros da Rocha, no cinema “[...] só havia espaço para a magia, encantamento e felicidade” (ROCHA, A. M. “Construindo o Cinema Moderno”, 2006, p. 2), com a forte tendência de desviar achata realidade para um mundo de emoção, fantasias e suspense.

O Cinema Clássico afirmou também a narrativa, que segundo Rocha, se apresentava contínua, crescente, sempre com início, meio e fim. Nocampo da estética, nada poderia encomodar o espectador que contava com o fácil entendimento da obra esquecendo-se de que o filme foi montado, como parte de um processo artístico e cinematográfico. Semcontar que a ação dominava todos os gêneros, sendo um fator de extrema relevância na produção de filmes.

Os grandes investimentos nas produções cinematográficas contribuíram para o investimento eaperfeiçoamento técnico, fazendo das produções obras de maior realismo, como o cinema falado e colorido, por exemplo.


Claquete.

Quanto ao Cinema Moderno, que surge no período entre guerras eque se afirma sobretudo no pós guerra, apresenta questionamentos quanto ao fazer cinema, a arte cinematográfica e ao ilusionismo dominante, propondo a renovação da linguagem e fazendo surgir movimentoscomo o Neo Realismo Italiano, que se torna uma das primeiras afirmações de cinema nacional e que tem como principal objetivo a “[...] preocupação com a fidelidade ideia de vida real” (ROCHA, A. M....
tracking img