Cinemática

Páginas: 13 (3179 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2011
Escola secundária João de Barros
Ano lectivo 2010/2011

Cinemática -
Tiro com Arco
Física 12ºAno



Índice
Introdução…………………………………………………………………………..........3
Identificação das Palavras Chave……………………………………………………..4
Definição de Conceitos…………………………………………………………………4
Identificação dos Movimentos………………………………………………………….7
Tiro com Arco –Considerações técnico/tácticas…………………………………...14
Cinemática do Movimento…………………………………………………………….16
Conclusão………………………………………………………………………………20
Bibliografia……………………………………………………………………..……….21

Introdução
Observamos ao nosso redor um mundo em consonante movimento. Podemos ver carros a mover-se, pessoas a andar, uma bola a ser atirada, um objecto que cai ou é lançado, entre muitas outras situações; ointeressante é que seja qual for o movimento, este poderá ser quase sempre sujeito a uma descrição técnica e científica acompanhada de uma terminologia específica e que, no caso de um certo movimento ter uma certa regularidade, podemos saber o que ocorreu antes e o que vai ocorrer depois. Neste trabalho procuro descrever o movimento do tiro ao arco através da utilização de referenciais, planos,eixos, posições, formas de movimentos e outros conceitos necessário à sua análise e compreensão.

A descrição deste movimento passará pela sequência de movimentos que caracterizam o tiro com arco. Contudo, antes da análise propriamente dita do movimento, irei abordar algumas considerações técnicas desta modalidade de maneira a ajudar a compreender a importância do estudo deste movimento para asituação prática do dia-a-dia.

Quando fazemos a descrição do movimento sem considerarmos as suas causas estamos a entrar numa área da física conhecida como cinemática.

Identificação das Palavras-chave

Tendo em conta o enquadramento deste trabalho, as palavras-chave são: arco, flecha, alcance, altura máxima e movimento parabólico.

Definição de Conceitos
Tal como referido anteriormente, acinemática é a parte da física que estuda o movimento sem se preocupar com os motivos (força) que originam esse movimento. As forças são estudadas posteriormente na dinâmica.
Na cinemática são estudadas informações sobre a posição, o deslocamento, a distância percorrida, a velocidade e a aceleração dos corpos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Posição de um corpo
-------------------------------------------------
Considerado um corpo em movimento sobre uma trajectória (percurso) conhecido, a sua posição irá depender de um ponto de referência que normalmente se simboliza por O (origem do referencial). O Deslocamento (∆x) é a medida da linha recta que une a posição inicial (O) e a posição final; o seu valor só dependedestas posições, não depende da trajectória. Por outro lado, a Distância Percorrida  (S) é a medida sobre a trajectória descrita no movimento; o seu valor depende da trajectória. No Sistema Internacional (SI), a unidade para o deslocamento e a distância percorrida é o metro (m).
-------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Fig.1. Distinção entre Distância Percorrida e Deslocamento

Velocidade
Quando um corpo está em movimento, muda de posição ao longo da sua trajectória. A cada posição, estáassociado um espaço (x), e a variação desse espaço representa o deslocamento escalar (∆x). A essa variação de espaço está associado um intervalo de tempo (∆t), definido entre o instante final e o inicial do percurso. Quando relacionamos o deslocamento escalar ∆x e o correspondente intervalo de tempo ∆t, obtemos a velocidade escalar média (vm).
A velocidade escalar média apresenta sempre o mesmo sinal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinemática
  • Cinematica
  • Cinemática
  • cinematica
  • cinematica
  • Cinemática
  • cinematicas
  • cinemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!