Cinedia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 12 (2776 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cinédia
Década de 30. A arte começa a sofrer a intervenção do Estado com a Revolução de 1930, que representou a mudança do poder da oligarquia rural para os setores urbanos da classe média, uma burguesia industrial em potencial.
O sonho de transformar o Brasil em um país industrializado abrange também o cinema, que vai buscar nesta fase o status de indústria de entretenimento.
GetúlioVargas é defensor ferrenho da industrialização no país, e implementa uma série de reformas de caráter social, administrativo e político.
É nesta década que são criadas as companhias cinematográficas cariocas: Cinédia (1930), Brasil Vita Filmes (1934) e Sonofilmes (1937).
Em 1927, nos Estados Unidos, o cinema “começa a falar” com o filme Jazz Singer, com direção de Alan Crosland.
No Brasil, aexibição de Barro Humano em 1929 marca o início do cinema falado. E não foi só na tela grande que o cinema teve sua vez. Em 1926 é criada a revista Cinearte, a publicação mais importante sobre a sétima arte no país até 1942, ano da publicação de seu último número.
Sob a responsabilidade editorial de Mário Behring e Ademar Gonzaga, Cinearte faz parte de um contexto da indústria cultural destinada àpromoção do cinema Hollywoodiano, o qual já domina o país. Ao mesmo tempo em que a produção editorial da revista defendia a realização de filmes nacionais, também propunha um verdadeiro “transplante” dos ideais do cinema dominante, ou seja, o cinema norte-americano, legitimando a universalidade de um modo específico de fazer filmes (o modo de Hollywood).
Dentro desta ótica, o que se vê na principalrevista brasileira sobre cinema é a fixação da cultura do “estrelismo”, que podia ser constatado com a grande quantidade de material fotográfico, e matérias sobre a vida de astros e estrelas. Na defesa desse sistema, a noção de fotogenia era sempre identificada com ideais de beleza associados ao luxo, higiene, beleza e juventude, qualidades sempre presentes na “boa aparência” que todo filme deveriater.
Com um padrão como este, não havia lugar para a sujeira das ruas retratadas nos filmes europeus, e muito menos para os cenários brasileiros do cotidiano. Assim, o cinema brasileiro acaba adotando um padrão internacional glorificado em Hollywood.
Apesar da adoção do modelo estrangeiro, o cinema brasileiro passa por um momento de euforia, pois os EUA sofrem o duro golpe com a “quebra” daBolsa de Valores de Nova York em 1929, apenas dois anos depois que o cinema começa a falar na terra do Tio Sam.
O resultado foi uma maior preocupação dos norte-americanos em reestruturar seu mercado interno em praticamente todos os setores, inclusive no entretenimento, o quê deixou muito a desejar a qualidade dos filmes vendidos para a apreciação das platéias estrangeiras, principalmente no quediz respeito à questão básica da língua e o uso de legendas.
Era unanimidade geral no Brasil que o cinema nacional poderia se desenvolver e se tornar mais independente do modelo estrangeiro.
Infelizmente o sonho de uma maior autonomia tupiniquim foi em vão. Com a chegada do som, a produção no país foi reduzida e não aumentada, devido a elevação dos custos. Além do encarecimento para se fazer umfilme, a adaptação técnica das salas de exibição também custaram muito dinheiro, fortalecendo ainda mais a dependência tecnológica em relação aos EUA, dos quais os proprietários das salas compravam equipamentos mais modernos, condizentes com a nova realidade do cinema.
Muitos locais de exibição de pequeno porte são fechados.
Foi dentro deste contexto que Adhemar Gonzaga funda a Cinédia(significa “cinema em dia”) em 1930, com apenas 500 contos de réis.
Gonzaga realiza uma grande inovação nos padrões da época, criando uma verdadeira empresa nos moldes norte-americanos, trabalhando em palcos simultâneos, com equipamentos de qualidade, e principalmente, mantendo funcionários e pessoal técnico em atividade permanente, sob regime de contrato que incluía até mesmo um seguro-desemprego....
tracking img