Cinecia da informacao

395 palavras 2 páginas
RESUMO DE EPISMETOLOGIA DE INFORMAÇÃO
Analisam-se as relações entre biblioteconomia e arquivologia. Mostrando as diferenças no material e métodos de tratamento de cada profissão.
O material de arquivologia se origina de órgãos do governo ou de qualquer outra entidade. O de biblioteconomia por fins culturais.
Os materiais audiovisuais e cartográficos possuem quase o mesmo valor para bibliotecários e arquivistas. Para serem classificados como arquivos devem ser produzidos ou recebidos por uma administração no cumprimento de funções específicas. Tais como filmes que registram a atualidade, cópias destes filmes correspondem a duplicatas de livros e são colocadas à disposição antes pela biblioteca do que pelo arquivo.
Não há como diferenciar a coleção de manuscritos das bibliotecas e os arquivos, analisando a forma, a autoria e o valor. Podem ter a origem de fontes idênticas de instituições ou de privado, e ter o mesmo valor de pesquisa.
Documentos escritos são classificados como manuscritos históricos, entretanto se forem produzidos de uma atividade organizada, podem ser considerados arquivos.
Os arquivos são órgãos receptores e as bibliotecas são colecionadores. Os arquivos têm o objeto de guardar o trabalho da organização a que presta serviços. Logo, não inclui capacidade de aquisição de material por compra ou doação. Deve receber apenas materiais produzidos pelo governo que serve, não podendo aceitar de governos estrangeiros. Um arquivo de um ministério só poderá receber materiais daquele ministério. Sendo assim, um arquivo federal só pode receber arquivos federais e não estaduais ou municipais.
A biblioteca pode receber materiais de qualquer parte do mundo, mesmo limitando seu acervo a determinado assunto, ainda será possível encontrar material em uma fonte qualquer que aborde o assunto. Uma biblioteca pode abrigar arquivos. Aliás, se um estado não tem verba para manter um arquivo separado, a gestão de arquivos pode ser unida com a de sua biblioteca.

Relacionados

  • Trabalho EEvolução Historica da Contabilidade
    832 palavras | 4 páginas
  • Gil Unopar
    1174 palavras | 5 páginas
  • Metodologia da pesquisa jurídica
    3764 palavras | 16 páginas
  • TRABALHO 4
    4262 palavras | 18 páginas