Cine Excelsior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Ícone cultural

CINE EXCELSIOR: ANTIGO SÍMBOLO DE MODERNIDADE SOFRE COM DESCASO
Inaugurado em 6 de fevereiro de 1958 com os melhores equipamentos da época Cinema Excelsior vive os piores momentos de sua história.

Um coquetel de inauguração, somente para a imprensa e autoridades locais, abriu as portas do Cinema Excelsior e deu inicio ao que, naquele período, era o assunto mais comentadoda cidade. Com capacidade para 1250 lugares e montado com os melhores equipamentos como, ar-condicionado de última geração, som estereofônico e uma gigante tela atravessada em toda sua largura, a sala de cinema exibiu em sua primeira apresentação dois documentários. No dia seguinte, em sessão especial, com renda revertida ao Abrigo Santa Helena e à Casa Maternal Maria Helena, foi exibido o filme“Tarde demais para esquecer”. O cinema foi aberto ao grande público no dia 08 de fevereiro de 1958 com um evento que contava com seis produções da Fox Filmes: “O manto sagrado”, “A fonte dos desejos”, “Suplício de uma saudade”, “Príncipe valente”, “A lenda da estátua nua” e “A lança partida”. Neste dia dez Bandeirantes foram contratadas para conduzir as pessoas ao interior da sala de projeções, e aosom do Hino Nacional Brasileiro foi oficialmente inaugurada a vida do Cinema Excelsior. Após a solenidade, que contou com a presença do presidente da Fox no Brasil, foi anunciada a exibição de “O manto sagrado”. Na época da inauguração do Cinema Excelsior, haviam mais sete cinemas funcionando em Juiz de Fora: Cine Palace, Cine-Theatro Central, Cine São Luiz, Cine Paraíso, Cine Rex, Cinema SãoMateus e o Cinema Popular, porém o Excelsior revolucionou o cenario cinematográfico juizforano.

O surgimento da estrutura mais moderna que a cidade já havia visto
O terreno onde se encontrava o edifício foi adquirido por Maurício de Miranda Teixeira, Álvaro Leite Guimarães, Olympio Pinto Reis Filho e Maurício do Valle Aguiar. O idealizador do projeto foi “Procopinho”, filho do ex-prefeito dacidade, José Procópio Teixeira Filho. O projeto, de Armando Favatto, era bastante ousado para uma cidade que possuía apenas cerca de seis prédios com mais de cinco andares. A ideia inicial era construir um prédio residencial, uma nova sala de exibição de filmes e vender o edifício após a conclusão da obra, localizada à Av. Barão do Rio Branco 1909. A sala de cinema foi construída com os últimoslançamentos da técnica cinematográfica: uma majestosa iluminação, que contava com cerca de 1.050 metros lineares de tubos de néon, uma cortina de palco confeccionada com 500m de seda especial, piso revestido com 250 metros quadrados de lã forrada com feltro, 1.250 poltronas e uma tela de cinemascope que media 17m de largura por 6,5m de altura. Os projetores Gaumont Kalee eram o que havia de mais modernona época e a transmissão era feita através de 21 alto-falantes. Porém, apesar dos proprietários terem em mãos a melhor sala de cinema, não só de Juiz de Fora e região, mas de todo o estado de Minas Gerais, não conseguiram vendê-la. Logo o Cinema Excelsior teve que enfrentar uma concorrência inesperada representada pela TV. Um mês após sua inauguração, uma estação repetidora da TV Tupi foiinstalada na cidade e ainda tentava-se descobrir como seria a convivência entre a Sétima Arte e a TV que chegava e aumentava sua divulgação no país. Outro fator que dificultou a venda do edifício foi o tabelamento dos preços, que fez com que os investimentos caíssem. Assim, os próprios empreendedores permaneceram na condução da sala através da empresa aberta por eles, a Cia. Excelsior Ltda. Mesmoenfrentando desafios e dificuldades desde sua inauguração, o cinema viveu anos de muito sucesso. Um dos episódios que marcou a história do Excelsior foi uma sessão do sucesso de bilheteria “Help”, estrelado pelos Beatles. Um grupo de fãs mais entusiasmado da banda inglesa chegou a quebrar algumas poltronas e a polícia teve que ser acionada. E assim, o Cinema Excelsior seguiu sua trajetória exibindo...
tracking img