Cinco notas a proposito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Conflito do Capital X Trabalho, não só atinge a classe trabalhadora de forma concreta, pela falta de emprego.
Ela atinge também a forma de pensar, o modo capitalista de pensar.
Por exemplo: a questão do patriarcado, machismo a questão homofobia, questão do cotidiano.
São baseados em valores. A questão social perpassa a maneira de pensar, como lidar com essa forma de pensar.Se muitas das expressões não estão na base financeira, e sim na forma de pensar.
A questão social, vem trazer uma investigação social, com base na tradição marxista.




HISTÓRIA

O surgimento da Questão Social teve início com a Industrialização no século XVIII com a Revolução Industrial, tem como principal característica: O Pauperismo.
A pobreza crescia na medida do aumento daprodução de riqueza.
Desdobramentos sócio-políticas, igual “vítimas do destino”, questões ideológica.
Tal ideia de “ Naturalização”, faz a manutenção da ordem burguesa.
Um ideário reformista, mais a com a vontade divina, conservador, com o intuito de influenciar nas bases culturais.
Segundo Jose Paulo Netto, vamos entender os cinco elementos, conhecer a historia a partir de quando aqueleproblema começou a surgir, porque a questão social, termo
categoria politicas públicas, como base histórica do surgimento da questão social.
Antes da revolução Industrial, já havia questão social. Expressão Capital X Trabalho só surge com a Revolução Industrial.
Antes, do sec. XVIII, existia o capitalismo mercantilista, feudal, a burguesia tinha status, a questão deles era a posse de terra.Após a Revolução Industrial, as pessoas saíram dos campos, da lavoura, e foram para as cidades.
Isso não se deu de uma forma organizada, foi uma forma desorganizada, sem estrutura, sem uma infraestrutura como, por exemplo: não havia saneamento básico, e outros..
As mulheres e crianças, foram para as industrias, sendo as mais exploradas por este sistema.
O industrial burguês explora otrabalhador, os artesões, passam a ser explorado, a mais valia.
São mudanças concretas, que modificaram a maneira de vida. Os trabalhadores chegaram as se revoltar contra as máquinas, porque não tinham apreensão da situação dele, manifestação de mudanças cultural.
A questão social, a pobreza emergente, o pauperismo. Uma única questão social com várias expressões. Era uma nova dinâmica da pobreza, poisjá se generalizava.
Pela primeira vez a pobreza crescia na razão direta em que aumentava a capacidade social de produzir riquezas.
Essa sociedade revela capaz de produzir bens e serviços, mas não tinham acesso efetivo para tais bens e serviços, pois se viam despossuídos das condições materiais de vida.
Esses trabalhadores só tinham a sua força de trabalho, pois tinham deixados seus bens paratraz, deixando seus campos, lavouras, em busca de melhorias.
Enquanto ocorriam outros problemas, na cidade, as estruturas não acompanham a desenvoltura, e na cidade vão surgindo os cortiços, vão trazendo outros problemas. Um grupo de pessoas com muito dinheiro, o outro na pobreza.
Naquele momento, as famílias tinham muitos filhos, no pensamento de trabalhar, não precisavam ir à escola,tinham que trabalhar para sobreviver.



1ª Nota

A questão social, e suas diversas expressões, nos remete a história, vamos fazer um análise de conjuntura, para podermos intervir nesta questão social, vamos participar de sua realidade, pensar que ele está ali o dia inteiro, olhando carro, e ganhando algumas moedas, pelo seus serviços , nos faz lembrar , que ele pode estar inserido nobanco de reserva, falta de oportunidades, que o mercado de trabalho , cada dia mais exigente, cada dia exigindo mais instrução, e pensar que este trabalhador, possa ter vindo de uma família de poucas posses, só tem sua força de trabalho para oferecer, não teve a oportunidade de estudar, só fez a escola fundamental, que oportunidade ele terá, diante de um mercado de trabalho exigente e competitivo...
tracking img