CINCO LICOES DA PSICAN LISE

1240 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA

Disciplina: Teoria Psicanalítica
CINCO LICOES DA PSICANÁLISE – FREUD

Leda de Lima
R.A: B805897

São José do rio Pardo, 2015
CINCO LICOES DA PSICANÁLISE – FREUD

A obra Cinco Lições de Psicanálise é resultado de conferências realizadas por Freud e Carl Gustav Jung que foi posteriormente considerado o fundador da psicologia analítica. Nas conferencias Freud procura expor a psicanálise, considerada uma novidade na época, a um publico formado em sua grande parte por estudiosos americanos através de uma analise muito didática da historia do movimento psicanalítico.
São abordados temas como a histeria, hipnose, interpretações dos sonhos, lapsos, desejos reprimidos, complexos e eróticos, infância, traumas, transferência, temas que impulsionaram o desenvolvimento da psicanálise. Freud divide estas abordagens em cinco partes, que são as “cinco lições”.
PRIMEIRA LIÇÃO- Freud introduz um caso do Dr, Breuer, seu antigo professor, onde pela primeira vez, o doutor emprega métodos psicanalíticos que desenvolvera. Neste caso, ele trata de uma jovem de 21 anos, que sofre de perturbações físicas e psíquicas, durante mais de dois anos. Tais perturbações constituíam na repugnância pelos alimentos, impossibilidade de beber agua, perturbações dos movimentos oculares e alterações na visão, paralisias nas extremidades do lado direito do corpo, redução da faculdade de expressão verbal, o que fez com que a paciente ficasse sem falar e sem entender a própria língua materna, e por último, estados de absence (alterações da personalidade, acompanhada de confusão mental).
Esta paciente fora diagnosticada como histérica. O método psicanalítico que o médico se usufruiu, fora a hipnose. No momento em que a jovem moça se encontrava sob um estado hipnótico, Breuer repetia contínuas vezes certas palavras que ele havia anotado daquilo que a paciente murmurava, quando em estado de absence. O intuito da hipnose era fazer com que a paciente associasse ideias.

Relacionados

  • Charles Brenner No Es B Sicas De Psican Lise
    91294 palavras | 366 páginas
  • Gestalt Terapia Refazendo Um Caminho Hellip
    29004 palavras | 117 páginas
  • Fundamentos psican liticos David Zimmerman
    296706 palavras | 1187 páginas