Cinco forças de porter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As 5 Forças de Porter foi criada por Michael Porter em 1979 para analisar a competição entre as empresas, sendo que as cinco forças devem ser estudadas para que a empresa possa definir suasestratégias e continuar competitiva no mercado.

As cinco forças são:

Poder de barganha dos fornecedores: A menos que não seja realmente possível, mas as empresas devem evitar ter apenas um ou doisfornecedores, se a empresa tiver apenas um fornecedor, caso ocorra falência ou aumento elevado dos preços, a empresa encontrará dificuldades para manter seus compromissos e o aumento de preços se foracima da média, o mesmo não poderá ser repassado totalmente ao cliente. Alguns fornecedores inevitavelmente são únicos no mercado, portanto eles podem dificultar a aquisição dos produtos. Outras empresasfecham acordos exclusivos para vender seus produtos unicamente para certas empresas, isso impedirá que outras empresas disponham do produto para vender aos seus clientes, consequentemente se o clientequiser aquele produto específico a empresa perderá a venda.

Rivalidade entre concorrentes: A rivalidade entre concorrentes é uma coisa normal e determina a competitividade do mercado. A guerra depreços é apenas uma das consequências, além disso as empresas investem agressivamente em marketing para ganhar clientes da concorrência. Muitas empresas pequenas não conseguem sobreviver, pois nãoconseguem competir com as grandes do mercado, outras se unem para poder competir de igual para igual. Muitas vezes o maior beneficiado é o cliente, pois quanto maior a concorrência, menor será o preço aoconsumidor.

Ameaça de novos entrantes: A entrada de novas empresas no mercado pode significar a redução da fatia de mercado das empresas já existentes, consequentemente isso reduzirá alucratividade dessas empresas. Alguns setores criam barreiras para impedir que outros entrem no mercado. Por ex: uma empresa pode ter um acordo com a prefeitura impedindo ou dificultando a entrada de uma nova...
tracking img