Cin Tica Qu Mca1

2254 palavras 10 páginas
UNIT – UNIVERSIDADE TIRADENTES
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO
DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA

CINÉTICA QUÍMICA – INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO NA VELOCIDADE DAS REAÇÕES

Beatriz Carolaine dos Santos
Karine Cardoso dos Santos
Lucas Rocha Souza
Marcia Weigla Bento de Assis
Mateus Rocha Souza

ARACAJU, 2015
Sumário

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
3. MATERIAIS E REAGENTES 5
3.1 Acessórios e Vidrarias 5
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
7. CONCLUSÃO 13
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

No dia-a-dia, uma velocidade é definida como a mudança de uma propriedade dividida pelo tempo que ela leva para ocorrer. Por exemplo, a velocidade de um automóvel, a razão da mudança de sua posição, é definida como a distância percorrida dividida pelo tempo gasto. Obtemos a velocidade média se dividirmos a distância do percurso pelo tempo gasto para o mesmo; obtemos a velocidade instantânea se cronometrarmos o tempo gasto pelo carro em uma pequena distância em qualquer ponto do percurso. Em química, estamos interessados em quão rapidamente os reagentes são consumidos ou os produtos são formados. Definimos velocidade de reação como a mudança de concentração de um dos reagentes dividida pelo intervalo de tempo no qual a mudança ocorre. Como a velocidade pode mudar com o tempo, se representarmos a mudança na concentração molar do reagente R por ∆R e o intervalo de tempo por ∆t, a velocidade média da reação é:

Como os reagentes são consumidos em uma reação, a concentração molar de R decresce com o tempo e ∆[R] é negativo. O sinal menos assegura que a velocidade é positiva, que é a convenção normal em cinética química. Se seguirmos a concentração de um produto P, expressaremos a velocidade como:

Nessa expressão, ∆[P] é a mudança da concentração molar de P: é uma quantidade positiva porque o produto é formado no decorrer do tempo.
As unidades usadas para representar velocidades de reações são mols por litro por segundo

Relacionados