Cinética química

Páginas: 8 (1915 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2011
1 - Introdução

A cinética química é um ramo da físico-química que estuda a velocidade das reações químicas, os fatores que afetam o mecanismo pela qual ocorre.
Também no que se começa com um registro histórico preciso sobre a utilidade da cinética química em um estudo das reações químicas, é provável, que os trabalhos de Wlhelmy em 1850 sobre a inversão da sacarose, são os pioneiros desde ospontos de vista científico.
A cinética química é uma ferramenta fundamental no projeto de reatores químicos, na previsão de seu comportamento e no desenvolvimento de novos processos químicos.
Cinética química inclui investigações de como diferentes condições experimentais podem influir a velocidade de uma reação química e informações de rendimento sobre o mecanismo de reação e estados detransição, assim como a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.

3
2 - Fatores de colisão

Pela teoria das colisões, para haver reação é necessário que:
1. as moléculas dos reagentes colidam entre si;
2. a colisão ocorra com geometria favorável à formação do complexo ativado;
3. a energia das moléculas que colidem entre si sejaigual ou superior à energia de ativação.
Colisão efetiva ou eficaz é aquela que resulta em reação, isto é, que está de acordo com as duas últimas condições da teoria da colisão. O número de colisões efetivas ou eficazes é muito pequeno comparado ao número total de colisões que ocorrem entre as moléculas dos reagentes.
A velocidade de reação aumenta proporcionalmente à concentração dosreagentes. Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum novo produto.

4

3 - Velocidade de uma reação

A velocidade de uma reação é a variação da concentração dos reagentes pela variação de uma unidade de tempo.As velocidades das reações químicas geralmente são expressas em molaridade por segundo (M/s).
A velocidade média de formação de um produto de uma reação é dado por:
Vm = variação da concentração do produto / variação do tempo
A velocidade da reação decresce com o tempo. A velocidade de formação do produto é igual a velocidade de consumo do reagente.:
Velocidade da reação = variação daconcentração dos reagentes / variação do tempo
A velocidade das reações química pode ocorrer em escalas de tempo muito amplas. Por exemplo, uma explosão pode ocorrer em menos de um segundo, a cocção de um alimento pode levar minutos ou horas, a corrosão pode levar anos, e a erosão de uma rocha pode ocorrer em milhares ou milhões de anos.

5
4 - Fatores que influenciam na velocidade da reação:4.1 - Natureza dos reagentes
Dependendo de quais substâncias reagem, o tempo de tais reações varia, ou, mais detalhadamente, a rapidez ou velocidade com que se formam ou rompem as ligações dependem da natureza dos reagentes. Reações ácidas, a formação de sais, as troca iônica são reações rápidas.
Exemplos típicos de reações rápidas são as reações dos explosivos, muitas vezes ocorrendo inicialmentedentro da própria molécula de uma única substância. Outro exemplo de reações rápidas são as oxidações de metais nobres, que produzem óxidos extremamente resistentes e aderentes que impedem a continuidade da reação (passivação), como com o ouro ou o cromo, presente no aço inoxidável.
Quando a formação de ligações covalentes toma lugar entre as moléculas e quando moléculas grandes são formadas, asreações tendem a ser muito lentas. A natureza e força das ligações em moléculas influencia grandemente a taxa de sua transformação em produtos. As reações que envolvem menor rearranjo de ligações ocorrem mais rapidamente que as que envolvem maior arranjo de ligações, como se evidencia nas diferentes velocidades de formação de polímeros, como o polietileno (mais rápido) e o poliéster (mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinetica Quimica
  • Cinética quimica
  • Cinética quimica
  • Cinetica quimica
  • cinética quimica
  • cinética química
  • Cinética química
  • Cinetica quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!