Cinética química

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
REINO FUNGI
No passado,os fungos foram considerados plantas degeneradas,que haviam perdido a clorofila e a capacidade de realizar fotossíntese.Esse foi o motivo de,nas classificações mais antigas,eles terem sido incluídos no reino das plantas.A partir da década de 1950,os novos conhecimentos biológicos,provenientes principalmente do desenvolvimento das técnicas de microscopia ebioquímica,mostraram que os fungos são mais aparentados com os animais do que com as plantas.Eles foram,então,transferidas para o reino Protista,juntamente com algumas algas e protozoários.A partir da década de 1970,os biólogos reconheceram que,por serem tão diferentes dos outros grupos de seres vivos,os fungos mereciam ter um reino próprio,Fungi.
Os fungos são seres heterótrofos,que sedesenvolvem em lugares úmidos,pouco iluminados e que contêm matéria orgânica.Com exceção de algumas formas unicelulares,como as leveduras,são basicamente constituídos de massas de filamentos.Cada filamento é denominado hifa e as hifas de um fungo constituem,em conjunto,o micélio.
Há hifas contínuas e septadas.As contínuas formam massas citoplasmáticas multinucleadas e são denominadas hifascenocíticas.As septadas são pluricelulares,pois cada divisão da hifa é uma célula.O componente principal das paredes das hifas é geralmente a quitina,um polissacarídeo nitrogenado.
Em muitos fungos,após um período de crescimento do micélio,desenvolve-se o que se denomina corpo de frutificação,com função de produzir esporos.
Por serem incapazes de sintetizar o próprio alimento,os fungossecretam enzimas que digerem a matéria orgânica sobre a qual vivem,absorvendo depois os nutrientes dissolvidos.
Há fungos saprófitos e parasitas.Os saprófitos aproveitam a matéria orgânica de plantas e animais mortos.Nas cadeias alimentares,esses fungos fazem o papel de decompositores,o que os torna agentes recicladores da matéria na natureza.Os parasitas aproveitam a matéria orgânica deplantas e animais vivos,causando-lhes doenças conhecidas pelo nome de micoses.
Existem fungos que vivem em simbiose com algas unicelulares,formando os liquens.No líquen,o fungo aclorofilado fornece H2O e CO2 às algas clorofiladas e estas fornecem alimentos e O2 para o fungo.
Certos fungos também se associam a raízes de plantas superiores,constituindo as chamadas micorrizas.CLASSIFICAÇÃO
O reino Fungi consiste de um único filo Mycota,subdividido em várias classes.Dentre elas,destacam-se a dos ficomicetos,a dos ascomiceto,a dos basidiomicetos e a dos deuteromicetos.
Os ficomicetos são considerados os fungos maisprimitivos.Suas hifas têm estrutura cenocítica e não formam corpo de frutificação.Muitos são saprófitos e alguns,parasitas.O bolor negro do pão(Rhizopus SP.) é um dos seus principais representantes.
Os ascomicetos constituem a classe mais numerosa.Suas hifas são septadas e muitas delas apresentam diferenciações denominadas ascos,com função reprodutiva.Um ascomiceto pode apresentar váriosascos que,no conjunto,constituem o ascocarpo,seu corpo de frutificação.
Entre os ascomicetos,destacam-se os gêneros Saccharomyces sp. (leveduras)e Penicillium sp.As leveduras são usadas na fabricação de pães e bebidas alcoólicas.O penicillium sp. ,embora seja o responsável pelo emboloramento de roupas e alimentos,permite a fabricação de queijos especiais como os tipo”roquefort” e “camembert”e a produção de penicilina,um dos antibióticos mais conhecidos.
Os basidiomicetos constituem a classe mais conhecida do filo,por serem os maiores e porque entre eles se encontram os fungos comestíveis,conhecidos como “champignons”.
As hifas dos basidiomicetos também são septadas.muitas delas têm função reprodutiva e recebem o nome de basídios. Nos cogumelos-de-chapéu,os...
tracking img