Cimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O crescimento da tecnologia busca ainda mais uma melhora no desempenho de argamassas, concretos e demais processos da construção civil.
Com isso abordaremos um item essencial para qualquer construção, que nos da varias aplicações e usabilidades em diversas situações; trataremos especialmente de três especificações, cimento portland de alto-forno, cimento aluminoso e cimentosupersulfatado.
Aplicações, composições normas de regulamentação serão passadas ao longo do trabalho,
iniciaremos com uma breve explicação de seus componentes que diferenciam os mesmos:


Clínquer

O clínquer tem como matérias-primas o calcário e a argila, ambos obtidos de jazidas em geral situadas nas proximidades das fábricas de cimento. A rocha calcária é primeiramente britada, depois moldae em seguida misturada, em proporções adequadas, com argila moída. A mistura formada atravessa então um forno giratório de grande diâmetro e comprimento, cuja temperatura interna chega a alcançar 1450 graus. Com intenso calor transforma a mistura em um novo material, denominado clínquer, que se apresenta sob a forma de pelotas. Na saída do forno o clínquer, ainda incandescente, é bruscamenteresfriado para posteriormente ser finamente moído, transformando-se em pó. O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade. Essa característica adquirida pelo clínquer, que faz dele um ligante hidráulico muito resistente (é sua propriedade maisimportante).


Escória

A escória, de aparência semelhante a areia grossa, é um subproduto de alto-forno, reatores que produzem o ferro gusa a partir de uma carga composta por minério de ferro, fonte de Ferro, e carvão vegetal ou coque, fonte de carbono. Entre diversas impurezas como outros metais, se concentram na escória silicatos, que apesar de rejeitados no processo de metalização,proporcionam-na características de ligante hidráulico.
Sendo um subproduto, este material tem menor custo em relação ao clínquer e é utilizado também por elevar a durabilidade do cimento, principalmente em ambientes com presença de sulfatos. Porém, a partir de certo grau de substituição de clínquer a resistência mecânica passa a diminuir.

Pozolana

Devido à sua riqueza em silicatos vítreos,as pozolanas são consideradas rochas sedimentares de natureza ácida, contendo um elevado teor de sílica reativa (SiO2), capaz de reagir com o óxido de cálcio (CaO), dando origem a silicatos amorfos de caráter cimentante. As pozolanas mais comuns são de cor clara, mas em função dos óxidos metálicos que contenham podem ter colorações que variam desde o esbranquiçado até ao cinzento-escuro, incluindovariedades avermelhadas e rosa. A pozolana é um dos componentes do cimento utilizada na preparação de argamassas pozolânicas, misturada com água e cal hidratada, melhorando as características dos betões e permitindo a sua utilização dentro de água.

Fíller

Filler calcário é a matéria-prima obtida através da moagem fina de calcário, basalto, materiais carbonáticos, etc.
Devido asua granulometria, esse material inorgânico aumenta a trabalhabilidade, diminui a capilaridade e a permeabilidade de argamassas e concretos.

Cimento portland de alto-forno (CP III)

O cimento portland de alto-forno contém adição de escória no teor de 35% a 70% em massa, que lhe confere propriedades como; baixo calor de hidratação, maior impermeabilidade e durabilidade, sendo recomendado tanto para obrasde grande porte e agressividade (barragens, fundações de máquinas, obras em ambientes agressivos, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, concretos com agregados reativos, obras submersas, pavimentação de estradas, pistas de aeroportos, etc) como também para aplicação geral em argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto...
tracking img