Cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIMENTO







































SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
1.1 OBJETIVO DO TRABALHO 4
2. REVISÃO DA LITERATURA 5
2.1 TIPOS DE CIMENTO E SUAS APLICAÇÕES 5
2.2 PROPRIEDADES FÍSICAS 9
2.3 PROPRIEDADESMECÂNICAS........................................................................10
2.3.1 Resistência à compressão ...........................................................................10
2.3.2 Resistência à tração .....................................................................................11
2.3.2 a) Tração direta.............................................................................................12
2.3.2 b) Ensaio de tração na compressão diamentral (spliting test) ou ensaio brasileiro ....................................................................................................................12
2.3.2 c) Ensaio de tração .......................................................................................13
2.3.2 d) Relação entre os ensaios..........................................................................12
2.2.3 Módulo de elasticidade ..................................................................................13
2.4 DURABILIDADE 14
2.5 NORMALIZAÇÃO 15
3. CONCLUSÃO 21

4. REFERÊNCIAS 22








1 INTRODUÇÃO

Foi precisamente pela necessidade de construções mais arrojadas que o cimento acabou setransformando em um dos mais importantes recursos da história da engenharia. Em suma, o cimento é um pó fino portador de propriedades de aglomeração, que se enrijece logo que entra em contato com a água.
Uma das mais antigas evidências de uso do cimento aparece nas pirâmides do Antigo Egito. Naquela época, preocupados em erguer as suntuosas pirâmides, os egípcios desenvolveram um tipo de cimento fabricadoatravés de uma mistura de gesso calcinado.
Em junho de 1757 o engenheiro inglês John Smeaton foi encarregado da construção de um farol no rochedo chamado Eddystone (17 quilômetros a sudoeste da cidade de Plymouth), se dedicou a investigar o material agregante com que construiria o farol e chegou à conclusão que o cimento hidráulico obtido com calcário e alguma proporção de argilas era muitosuperior ao calcário puro.
O ponto marcante, porém, para a história do cimento atual, se deu pelas mãos do construtor inglês Joseph Aspdin, com suas experiências envolvendo processos de mistura, queima e moagem de argila e pó de pedra calcária retirado das ruas. Neste desenvolvimento, Aspdin conseguiu um material pulverulento, no qual ele misturava uma certa quantidade de água, produzindo umaargamassa. Aspdin patenteou este pó em 1824, com o nome de cimento Portland, e lhe deu este nome por sua semelhança, uma vez enrijecido, com a famosa pedra calcária branco-prateada que se extraía há mais de três séculos de algumas pedreiras existentes na pequena península de Portland.
Ao longo do tempo, novas misturas e o aprimoramento dos fornos determinaram obtenção de novos tipos de cimento. O estudosistemático dos mecanismos mecânicos e químicos do cimento abre caminho para que o ramo de construções possa almejar novas conquistas. Atualmente, os estudiosos envolvidos nesse tipo de pesquisa buscam materiais de maior resistência e durabilidade.


1.1 OBJETIVO DO TRABALHO

O presente estudo visa apresentar de forma simplificada conhecimentos básicos sobre o cimento, tais como: sua origem,tipos, aplicações, suas propriedades físicas e mecânicas, durabilidade, dentre outras características.



























2 REVISÃO DA LITERATURA

A utilização do cimento vem crescendo a cada ano, sendo o mercado cimenteiro no Brasil composto por 15 grupos cimenteiros, nacionais e estrangeiros, com 81 fábricas espalhadas por todas as regiões brasileiras...
tracking img