Cimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE HISTÓRIA DO CIMENTO
No Mundo
A palavra Cimento vem do latim “Caementum”, termo que identifica um material com propriedades hidráulicas, isto é, um “ligante” que misturado com água endurece, tanto no ar como na água.
Os Romanos foram o primeiro povo a utilizar misturas de cal, areia, pedra partida e outros materiais, para a construção de edifícios e pavimentos. A cal só com areia eágua era apenas usada para unir estruturas de pedra.
Através da experimentação de novos materiais, os Romanos descobriram que determinadas rochas vulcânicas, adicionadas à cal, ofereciam maior resistência à acção da água doce ou salgada. Destas, destacou-se um material de cor escura, abundante nos arredores de Pozzuoli – Nápoles, junto ao vulcão Solfatara, que ficou conhecido por “pozolana”. Damistura da cal, cascalho e destas rochas vulcânicas (em forma de areia) foram construídos monumentos como o Panteão Romano, o Coliseu e a Basílica de Constantino.
Durante a Idade Média, a qualidade das construções e a sua duração foi bastante inferior á dos Romanos, levando a crer que eventuais segredos industriais de doseamento e fabrico se tenham perdido ou que os materiais empregues nesta erafossem de má qualidade.
Em 1756, John Smeaton, na Grã-Bretanha, anunciou que a existência de argila no calcário era o mais certo índice da qualidade do produto obtido pela sua calcinação para obras hidráulicas.
A propriedade hidráulica da mistura obtida no tempo dos romanos foi explicada por Louis Vicat que, em 1817, elabora a teoria da hidraulicidade, indicando de forma detalhada as proporçõesde calcário e de sílica necessárias para obter artificialmente a mistura que, após uma cozedura à temperatura conveniente e após a sua trituração, será um verdadeiro aglutinante hidráulico. A indústria do cimento tinha acabado de nascer.
Sete anos mais tarde, em 1824, Joseph Aspdin patenteou o processo de fabricar um ligante hidráulico de uma mistura de calcário e argila, que diferia do deVicat pela temperatura de calcinação mais elevada (na ordem dos 1.400 – 1.500 graus), permitindo obter elevadas resistências mecânicas. O produto resultante da calcinação e moagem desta mistura tinha cor e características semelhantes às das pedras da ilha de Portland e daí surge o nome de Cimento Portland.
O associado de Aspdin, Isaac Johnson, em 1844, fixa as primeiras regras rigorosas que permitemcalcular as misturas das matérias-primas e simultaneamente estabelece o controlo científico de todo o processo. Ele demonstra que as elevadas resistência obtidas por Aspdin se devem à fusão de parte da matéria-prima, permitindo a formação do silicato tricálcico.
A primeira fábrica de cimento foi criada por Dupont e Demarle no ano de 1846, em Boulogne-sur-Mer. O desenvolvimento industrial só foipossível graças ao aparecimento de novos equipamentos, nomeadamente o forno rotativo (inventado em 1885, pelo Inglês Frederick Ransome) e o moinho de bolas.
As técnicas de fabrico foram constantemente aperfeiçoadas. Para produzir uma tonelada de clinquer, constituinte de base do cimento, em 1870 eram necessárias 40 horas, actualmente produz-se uma tonelada a cada 3 minutos.
Em Portugal
Aprimeira fábrica nacional de cimentos foi instalada na Rua do Alvito em Alcântara, em 1866 e utilizava pedra da Rasca, na Foz do Sado. Esteve apenas 11 anos em actividade.
No ano de 1892 surgiu a primeira fábrica para a produção sustentada de cimento portland artificial, a “Tejo”, situada em Alhandra e propriedade do Sr. António de Araújo Rato. A seguir à Fábrica de cimentos Tejo, forma-se, em1896, a sociedade Garcia Machado, Bosse & Cie, com o fim de fabricar cimento natural utilizando matérias-primas da Quinta da Rasca. Em 1904 associam-se a vários técnicos belgas e formam a “Companhia de Cimentos de Portugal”, que iniciou a produção com a Fábrica de Outão em 1906. Em 1918, as instalações e os terrenos anexos à fábrica do Outão são adquiridos pela Companhia Geral de Cal e Cimento...
tracking img