Cimento cp1 - cp2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho – Química Inorgânica

Ununmbio
Atualmente os átomos superpesados (aqueles com mais de 103 prótons no núcleo) moram na sétima linha da tabela.
Em tese, cada um deles deveria ser parecido como vizinho que fica logo acima, mas os poucos experimentos que se fez com eles mostram algo dIferente.
O grande problema para se estudar esses elementos é que é extremamente trabalhoso produzi-los, eeles dificilmente se deixam capturar para um teste químico, porque emitem radiação e degeneram muito rápido. Em boa parte dos testes, cientistas conseguem contar nos dedos o número de átomos usados.Por causa dessas barreiras técnicas, alguns elementos ainda não foram testados, e outros sequer foram produzidos.
Para os cientistas às voltas com esses mal comportados novos integrantes da estrutura damatéria, ainda não há nenhuma certeza sobre o que poderá acontecer com a tabela de Mendeleyev.
Novos átomos não apresentam as características dos outros na mesma linha ou coluna da tabela
 Por dentrodo átomo
O físico Rubens Lichtenthaler Fílho, da USp, estuda o comportamento de núcleos atômicos instáveis
o primeiro integrante dessa gangue atômica é o rutherfórdio, batizado em homenagem a ErnestRutherford (1871-1937), um dos descobridores da estrutura atômica. Ele é o elemento 104, pois tem 104 prótons. Mas não apresenta importantes características do grupo da coluna 4, onde ele deve sercolocado na tabela, segundo o químico Matthias Schadel, do Centro para Pesquisa de Íons Pesados (GSI), em Darmstadt, na Alemanha.
O elemento que mais intriga os cientistas é o de número 112,provisoriamente batizado de unúnbio (de 1-1-2 em latim). Pela tabela, seu comportamento seria semelhante ao do mercúrio, que é um metal, mas pesquisas na Rússia sugerem que ele tem mais a ver com os gases nobres,que quase nunca reagem.
O unúnbio e todos os outros elementos superpesados só podem ser produzidos em aceleradores de partículas, máquinas que emitem um forte jato de íons (átomos eletricamente...
tracking img