Cimentação de poços de petróleo e gás

FASB – FACULDADE DO SUL DA BAHIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS

JUAN ANGELO

WILKER FIGUEIREDO

A CIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL NO POÇO DE PETRÓLEO EGÁS NATURAL

TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA

2011

JUAN ANGELO

WILKER FIGUEIREDO

A CIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL NO POÇO DE PETRÓLEO E GÁS NATURALProjeto de pesquisa apresentado à Faculdade do Sul da Bahia – FASB como requisito avaliativo da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação do professor LeandroLubiana.

TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA

2011

Dedicamos e agradecemos este trabalho ao todo poderoso Deus pela graça que nos é concedida. Agradecemos também a todosos amigos que nos tem apóiado ao longo desta jornada e o professor Leandro Lubiana por todo o auxilio.

1 INTRODUÇÃO

Designa-se cimentação o processo realizado em um poço de petróleo com ointuito de preencher o espaço anular entre o revestimento e a fim de dar aderência entre a parede externa do revestimento e a formação rochosa, de modo a fixar a tubulação e evitar que haja migração defluidos entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço (THOMAS, 2004). Além de isolar o poço para um futuro abandono, a cimentação exerce grande influencia impedindo a entrada de fluidos eperdas de circulação.

O tipo de cimento utilizado para a execução do processo deve ser criteriosamente escolhido e estudado, para que possa atender as necessidades de cada poço, já que o uso indevidode determinados tipos de cimento, quando submetidos a pressão e altas temperaturas, podem ocasionar o surgimento de trincas no qual poderá ocorrer um kick, colocando em risco toda a operação, podendoinclusive acarretar a perda do poço, caso não consiga o controle deste.

A operação de cimentação consiste em um trabalho de extrema importância para as fases de perfuração e...