Cimentação de poços de petróleo e gás

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1185 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FASB – FACULDADE DO SUL DA BAHIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS

JUAN ANGELO

WILKER FIGUEIREDO

A CIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL NO POÇO DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA

2011

JUAN ANGELO

WILKER FIGUEIREDO

A CIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA OPERACIONAL NO POÇO DE PETRÓLEO E GÁS NATURALProjeto de pesquisa apresentado à Faculdade do Sul da Bahia – FASB como requisito avaliativo da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, sob a orientação do professor Leandro Lubiana.

TEIXEIRA DE FREITAS – BAHIA

2011

Dedicamos e agradecemos este trabalho ao todo poderoso Deus pela graça que nos é concedida. Agradecemos também a todosos amigos que nos tem apóiado ao longo desta jornada e o professor Leandro Lubiana por todo o auxilio.

1 INTRODUÇÃO

Designa-se cimentação o processo realizado em um poço de petróleo com o intuito de preencher o espaço anular entre o revestimento e a fim de dar aderência entre a parede externa do revestimento e a formação rochosa, de modo a fixar a tubulação e evitar que haja migração defluidos entre as diversas zonas permeáveis atravessadas pelo poço (THOMAS, 2004). Além de isolar o poço para um futuro abandono, a cimentação exerce grande influencia impedindo a entrada de fluidos e perdas de circulação.

O tipo de cimento utilizado para a execução do processo deve ser criteriosamente escolhido e estudado, para que possa atender as necessidades de cada poço, já que o uso indevidode determinados tipos de cimento, quando submetidos a pressão e altas temperaturas, podem ocasionar o surgimento de trincas no qual poderá ocorrer um kick, colocando em risco toda a operação, podendo inclusive acarretar a perda do poço, caso não consiga o controle deste.

A operação de cimentação consiste em um trabalho de extrema importância para as fases de perfuração ecompletação de poços, além de garantir parte da segurança da operação. Nos últimos anos, as falhas de cimentação foram fatores contribuintes por boa parte dos blowouts ocorridos em poços de petróleo.

Para mostrar a importância do estudo de um poço a ser cimentado, Hunter (2009) publicou a necessidade de uma analise detalhada do poço, focando as diferenças em cada pasta, devido àscondições da cimentação, afirmando que não há uma perfeita formulação da pasta, pois ela irá depender das necessidades do poço em questão.

Para uma melhor qualidade da pasta de cimentação costumam-se utilizar aditivos, tais como, estendedores, aceleradores ou retardadores de pega, despersantes e adensantes. Estes aditivos adéquam a pasta às necessidades especificas de cadapoço, que podem variar desde alta temperatura, alta pressão, grandes profundidades e formações salinas, que requerem um maior cuidado na elaboração dos aditivos.

O processo de cimentação pode ser dividido em duas etapas, Cimentação primária, que é a principal etapa de cimentação e é realizada após a descida de cada coluna de revestimento no poço. E cimentação secundária, que temcomo objetivo corrigir a cimentação primária de modo a tamponar todas as zonas permeáveis, por meio de operações de recimentação, tampões de cimento e squeeze.

Depois de efetuados todos os processos de cimentação, os trabalhos realizados são submetidos á diversos testes, que tem como intuito principal a avaliação do processo executado. Para a obtenção desses resultados sãoutilizados métodos de perfilagem sônica, que verifica a aderência do cimento tanto no revestimento como na formação que são os perfis CBL e VDL, dentre outras técnicas. O estudo da cimentação realizada no poço é de vital importância para o prosseguimento da operação de forma segura e confiante.

2 JUSTIFICATIVA

Com a crescente exploração de petróleo e gás em ambientes onshore...
tracking img