Cimeiras ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio 92, Rio +5, Rio +10
Introdução:
* Até um pouco depois de meados do século XX, a natureza foi considerada como uma fonte inesgotável de vida e de recursos, totalmente controlável e manipulável pela Humanidade. Foi tomada como um simples factor de produção submetida aos desígnios da produção económica, assumindo uma dimensão utilitarista. As alterações climáticas a que vimos assistindo têmcausas humanas, que põem em questão o modo de produção.
* As alterações no clima são acontecimentos naturais que têm vindo a decorrer desde sempre. Contudo, durante o último século as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer período registado até ao momento. Estas alterações são resultado de intensas intervenções humanas sobre o meio natural com repercussões noclima e que se reflectem a uma escala regional e global.
O que está a mudar no nosso clima?
Quando nos referimos a alterações climáticas, falamos de variações a nível da temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos em relação às médias históricas.
O que está a fazer mudar o nosso clima?
O clima sempre variou em função de causa naturais, e assim continuará a ser.
Ascausas naturais podem ser:
∙ alterações mínimas na radiação solar,
∙ erupções vulcânicas que podem cobrir a Terra com poeiras que reflectem o calor do sol de volta para o espaço,
∙ variações naturais no próprio sistema climático.

No entanto, as causas naturais explicam apenas uma pequena parte deste aquecimento global.

-A grande maioria dos cientistas concorda que tal se deve acrescentes concentrações de gases de efeito de estufa que mantêm o calor na atmosfera e que são causados pela actividade humana.

Causas da emissão excessiva de gases de efeito de estufa para a atmosfera são principalmente:
∙Fábricas
∙Transportes (sendo que o avião é aquele que mais polui)
·Desflorestação  
Consequências das alterações climáticas:
 As alterações climáticas têm váriasconsequências, tais como:
∙ o acelerado degelo e o consequente aumento do nível do mar que levará a inundações;
∙ a redução dos recursos de água potável;
∙ danos para a saúde (propagação mais fácil das doenças tropicais derivado ao aumento do calor e da humidade, e ameaça à produção de alimentos em certas partes do globo);
∙ a alteração dos ecossistemas (dificuldade de adaptação de certasespécies de plantas e animais);
∙ vários prejuízos para as economias baseadas na agricultura ou no turismo;
∙ o aumento dos riscos de incêndio e de condições climatéricas extremas (Invernos muito rigorosos, com mais tempestades e inundações, nos países do Norte, e períodos de seca com incêndios florestais nos países do Sul).
O que podemos fazer para inverter a situação?
Queimar menoscombustíveis fósseis
* Através de desenvolvimentos tecnológicos e mudanças no estilo de vida pode-se reduzir as quantidades de energia que utilizamos, resultantes dos transportes, das actividades industriais, entre outras.
* Uso de fontes alternativas, como energias renováveis, tais como as energias eólica, solar, hídrica e biomassa, entre outras.
Utilização de filtros específicos:Actualmente, não existe tecnologia que permita uma filtragem efectiva do CO2 das chaminés industriais, centrais energéticas e motores a preços razoáveis. Todavia, quer os governos, quer as companhias privadas em muitos países estão a trabalhar para desenvolver tecnologias de custo suportável que podem capturar o CO2 resultante da queima de carvão, petróleo ou gás antes de este ser libertado para aatmosfera.
O que podemos mudar no nosso quotidiano?
* Optar por andar a pé, de bicicleta ou em transportes públicos
* Viajar de comboio, em alternativa ao avião, que é o meio de transporte mais poluente.
* Poupar energia, substituindo as lâmpadas normais por lâmpadas mais económicas, apagando as luzes sempre que saímos de uma divisão da casa, da escola ou do local de trabalho, desligando...
tracking img