CILVIL III

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Concreto 1
Jovenal, prestador de serviços em Curitiba, após troca de e-mails com informações sobre o serviço (via Internet) com Maria (residente em Colombo, região metropolitana de Curitiba)apresenta-lhe on-line (também via Internet/Messenger) proposta para realizar pintura de sua residência, indicando o preço que cobraria pela empreitada e o material necessário. Responda as questõesabaixo:
i.     Pode-se afirmar que houve negociação preliminar? Se afirmativa a resposta, de que forma?
NÃO, POIS MARIA NÃO CONFIRMOU QUE ACEITARIA A OFERTA. A RESPOSTA NÃO GEROU EXPECTATIVA DECONCLUSÃO DO CONTRATO NO PROPONENTE.

ii.     A proposta feita on-line por Jovenal vincula? Justifique sua resposta e destaque, em caso afirmativo, o que significaria a obrigatoriedade da oferta.
SIM.ART. 427,CC
iii.     Qual o prazo de validade da oferta feita por Jovenal?
PROPOSTA ENTRE PRESENTES PRECISA DE ACEITAÇÃO IMEDIATA.
iv.     Em que momento poderia ser considerada aceita a proposta eformado finalmente o contrato?
APÓS O PROPONENTE RECEBER A ACEITAÇÃO DE MARIA. TEORIA DA RECEPÇÃO,
v.     Identifique o lugar da celebração do contrato.
NO LOCAL EM QUE FOI PROPOSTO – CURITIBA.Questão objetiva 1
(TJSC - Juiz Substituto - 2010) Assinale a alternativa correta:
I.               A liberdade de contratar é exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Nosistema do Código Civil, quando há no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, nem sempre adota-se a interpretação mais favorável ao aderente.  Contudo, nos contratos de adesão, são nulas ascláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
II.              É nulo o negócio jurídico quando: celebrado por pessoa absolutamente incapaz;for ilícito, impossível ou indeterminável o seu objeto; o motivo determinante, comum a ambas as partes, for ilícito; tiver por objetivo fraudar lei imperativa; derivar de erro, dolo, coação, estado...
tracking img