Cigarro distroi ou distrai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Cigarro Distrai ou Distroi?
Uma carteira de cigarro, aparentemente inofensiva, esconde em seu interior uma arma de imenso poder de destruição. O cigarro proporciona ao fumante uma falsa ilusão de distração e prazer, mas na verdade ao longo dos anos ele se apresenta como grande destruidor.
Conheça três das principais toxinas que o cigarro despeja no organismo do fumante
Nicotina
Passa daboca ao cérebro em menos de 10 segundos. A nicotina age sobre os neurônios, que por sua vez produzem uma super dosagem de dopamina. É esta substância que proporciona uma sensação de bem estar ao fumante. A sensação é agradável, porém passageira. Por isso, o fumante sente a necessidade de fumar com bastante freqüência.
A nicotina diminui a capacidade de circulação sangüinea, o que proporciona maiorpossibilidade de retenção de gorduras nos vasos. Isto poderá sobrecarregar e prejudicar o coração, trazendo assim uma série de complicações.
Alcatrão
Além de possuir elementos radioativos como urânio, polônio 210 e carbono 14, o alcatrão concentra outras 43 substâncias altamente cancerígenas, que alteram o núcleo da célula. Esta alteração, poderá contribuir para o aparecimento de tumorescancerígenos por vários órgãos.

Monóxido de carbono
Quando inalado atinge os pulmões, passando depois para o sangue, onde adere aos glóbulos vermelhos, reduzindo a capacidade deste glóbulos de carregar oxigênio. Neste caso, as células do fumante não respiram adequadamente e conseqüentemente não produzirão energia suficiente para o seu perfeito funcionamento. Em conseqüência, o fôlego do fumante diminuibastante, o que contribui de maneira significativa para o aparecimento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Como se tornar então dependente ?
Quando fumamos despejamos a nicotina contida no cigarro em nosso sangue através das vias respiratórias. Esta toxina tem o poder de irritar todo o nosso corpo, principalmente o cérebro.
Como vimos anteriormente, ao atingir o cérebro, a nicotinaestimula os neurônios a produzir a DOPAMINA. Estes por sua vez, lançam a referida toxina no sitema nervoso central, criando então uma sensação de prazer e relaxamento ao fumante .

NASCE ENTÃO A DEPENDÊNCIA AO FUMO
Lembre-se : O fumo é uma droga que segundo as estatísticas mata cerca de 3 milhões de pessoas por ano no mundo. Pense nisso. Por que ser uma delas?
ALCOOLISMO
Denominamosalcoolismo o estado de vício, bem como os distúrbios clínicos resultantes do mesmo.
Quando uma pessoa ingere bebidas alcoólicas, passa a não ter a mesma lucidez mental, que uma que não consumiu álcool.
O álcool é uma droga que começa a interromper o processo normal de funcionamento do cérebro logo após os primeiros tragos. O álcool não se comporta no organismo como os outros alimentos . Os alimentos sãodigeridos pouco-a-pouco no estômago , ao passo que o álcool não. Ele passa diretamente e bastante rápido do estômago para o sangue, e o mesmo se encarrega de transportá-lo a todo o corpo, principalmente ao cérebro.
A Organização Mundial de Saúde enquadra o alcoolismo como doença. Conforme estastísticas, o alcoolismo é a doença que mais faz vítimas fatais no mundo.
Aproximadamente 10% dosacoólatras desenvolvem cirrose hepática, que é uma doença, permanente do figado, muito seria, que na maioria das vezes leva o indivíduo ao óbito.
O alcoolismo atinge as pessoas principalmente na faixa etária adulta, conseqüentemente na sua melhor fase de produção. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde o alcoólatra perde em média de 20 a 50% de sua capacidade de produção se comparado a umindivíduo que não bebe.
Os principais sintomas do alcoolismo são: náuseas matinais, vômitos, perda de resistência física, incapacidade para um bom desempenho no seu dia-a-dia, tanto no lar como no trabalho, perca de peso, dificuldade no relacionamento com a família e também com os colegas de trabalho.
Lembre-se: O alcoolismo é uma doença. E a melhor maneira de se tratar uma doença é procurando...
tracking img