Cigarro distroi ou distrai

2109 palavras 9 páginas
O Cigarro Distrai ou Distroi?
Uma carteira de cigarro, aparentemente inofensiva, esconde em seu interior uma arma de imenso poder de destruição. O cigarro proporciona ao fumante uma falsa ilusão de distração e prazer, mas na verdade ao longo dos anos ele se apresenta como grande destruidor.
Conheça três das principais toxinas que o cigarro despeja no organismo do fumante
Nicotina
Passa da boca ao cérebro em menos de 10 segundos. A nicotina age sobre os neurônios, que por sua vez produzem uma super dosagem de dopamina. É esta substância que proporciona uma sensação de bem estar ao fumante. A sensação é agradável, porém passageira. Por isso, o fumante sente a necessidade de fumar com bastante freqüência.
A nicotina diminui a capacidade de circulação sangüinea, o que proporciona maior possibilidade de retenção de gorduras nos vasos. Isto poderá sobrecarregar e prejudicar o coração, trazendo assim uma série de complicações.
Alcatrão
Além de possuir elementos radioativos como urânio, polônio 210 e carbono 14, o alcatrão concentra outras 43 substâncias altamente cancerígenas, que alteram o núcleo da célula. Esta alteração, poderá contribuir para o aparecimento de tumores cancerígenos por vários órgãos.

Monóxido de carbono
Quando inalado atinge os pulmões, passando depois para o sangue, onde adere aos glóbulos vermelhos, reduzindo a capacidade deste glóbulos de carregar oxigênio. Neste caso, as células do fumante não respiram adequadamente e conseqüentemente não produzirão energia suficiente para o seu perfeito funcionamento. Em conseqüência, o fôlego do fumante diminui bastante, o que contribui de maneira significativa para o aparecimento de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Como se tornar então dependente ?
Quando fumamos despejamos a nicotina contida no cigarro em nosso sangue através das vias respiratórias. Esta toxina tem o poder de irritar todo o nosso corpo, principalmente o cérebro.
Como vimos anteriormente, ao atingir o cérebro, a

Relacionados