Ciencvia sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A razão na filosofia contemporâena — Presentation Transcript
* 1. A Razão na Filosofia Contemporânea
* 2. Fenomenologia Husserl não aceitou a solução hegeliana parao problema do inatismo eempirismo. Foi o criador dafenomenologia (que descreve as estruturas daconsciência), que manteve o inatismo, mas com ascontribuições trazidas pelo kantismo. Em outraspalavras, a fenomenologia consideraa razão umaestrutura da consciência (como Kant), mas cujosconteúdos são produzidos por ela mesma,independentemente da experiência (diferentemente doque dissera Kant).
* 3. A Escola deFrankfurtOs filósofos dessa Escola, como Theodor Adorno,Herbert Marcuse e Max Horkheimer, têm umaformação marxista e, por isso, recusam a idéiahegeliana de que a História é obra da própria razão,ou que astransformações históricas da razão sãorealizadas pela própria razão, sem que esta sejacondicionada ou determinada pelas condiçõessociais, econômicas e políticas.
* 4. A Escola de Frankfurt Hegel errouquando supôs que a razão seja uma força histórica autônoma (isto é, não condicionada pela situação material ou econômica, social e política de uma época), e, em segundo lugar, na suposição de que arazão é a força histórica que cria a própria sociedade, a política, a cultura. Hegel acertou quando afirma que as mudanças históricas ocorrem pelos conflitos e contradições. Hegel errou ao supor quetais conflitos se dão entre diferentes formas da razão, pois eles se dão como conflitos e contradições sociais e políticas, modificando a própria razão.
* 5. A Escola de FrankfurtOs filósofos daTeoria Crítica consideram queexistem, na verdade, duas modalidades da razão: arazão instrumental ou razão técnico-científica, queestá a serviço da exploração e da dominação, daopressão e da violência, ea razão crítica ou filosófica,que reflete sobre as contradições e os conflitossociais e políticos e se apresenta como uma forçaliberadora.
* 6. Razão e descontinuidade temporalNos anos 60,...
tracking img