Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO CIENCIAS SOCIAIS

ETAPA 2 PASSO 2



No filme a personagem é um trabalhador explorado pelo sistema capitalista que para o mesmo não necessita de uma formação de estudo demorada que para este sistema é entendido como perda de tempo. Para alguns educar é uma tendência niveladora que busca torna os cidadãos iguais. E uma formação de ensino demorada era perca de tempo, pois para omercado o funcionário não precisava ser culto, na educação a formação era pratica do trabalho ensinado exemplos no filme exposto e também no filme tempos modernos “apertar o parafuso’’ ou seja, cada trabalhador fazia certo dever e também não tinha contato com os demais isso era só o que o trabalhador precisava saber. As empresas e as fabricas querem apenas funcionários que cumpram tudo certinhocomo: a chegada no serviço, o cumprimento dos exercícios, baterem a meta, ser eficiente, para isso não importava ter conhecimento.

Para o sistema capitalista o que o importava era o lucro, a mais-valia que foi um termo criado por Marx que no caso é lucro conseguido pelo sistema capitalista. A mais valia é o valor extra que quer dizer a diferença do que o trabalhador produz e o que recebe. No filmeeles produzem peças para carros e eles não tem noção do resultado final. O lucro é muito superior isso que os define como trabalhador explorado. Existe a jornada de trabalho, por exemplo, ele trabalha as 6 horas que eram necessárias, e ganha por essas horas que ele trabalhou, mais, no entanto existe o horário excedente que no caso não recebem ai já é o lucro o da empresa.

Ficavam cheios dedores. As mãos em casa ficam tremulas por tantas repetições que ocorriam no trabalhando.

a fábrica é uma prisão, deve-se fugir dela ou arrebentar tudo” - os operários entravam na fabrica quando o sol estava nascendo e saia só à noite, quando já estava escuro. Eles não tinham contato com os demais operários, cada um ficava na sua parte fazendo as suas tarefas e tentando atingir suas metas.

Ohomem se tornou uma apêndice da maquina’’ – o importante não era o trabalhador e sim a maquina. Ela sempre tinha que estar perfeita em ótimo estado. O trabalhador é um escravo da maquina. Para que ela funcione necessita do operário para movimentá-la e fazê-la andar corretamente. O homem se torna parte dela. Não é o homem que produz e sim a maquina. Então a maquina domina o trabalhador. A introduçãoda maquina não é para aliviar o trabalho do operário, mas sim fazer com que as mercadorias fiquem mais baratas. Isso transforma o homem em parte da maquina.

O sistema de produção que foi apresentado no filme em sua maior porte foi o fordismo que é a produção em massa. Trouxe inovação técnicas, mais isso não quer dizer que o salário dos trabalhadores aumentou. Eles ainda continuaram a serexplorados pelo capital.



ETAPA 2 PASSO 4



O avanço da tecnologia não se iguala a realidade dos cidadãos, todos os membros de algumas comunidades não têm acesso às conquistas tecnológicas, porém o desenvolvimento de um trabalho capaz de promover interações dentro das comunidades pode fazer com que surjam caminhos diferentes e resultados mais satisfatórios. No universo da vida, as situaçõesvividas vão permitindo interações com adultos mais experientes, que por meio da linguagem, instrumento simbólico pelo qual os significados sociais são compreendidos, transforma as funções do cidadao de elementares em superiores.

O cidadao tem o papel fundamental na formação crítica e das pessoas, sendo ele o articulador dos conhecimentos, e todos se tornam parceiros de uma grandeconstrução. Pode-se reforçar também, que as pessoas poderá aprender com os colegas mais experientes ou que tiveram vivências diferentes, e um dos laboratórios privilegiados para isso é a sociedade, onde estão reunidas diferentes realidades. O meio social, portanto, um lugar social com objetivo de promover o desenvolvimento das potencialidades das pessoas, por meio do processo ensino-aprendizagem...
tracking img