Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo 1
Segundo Lynn Frewer, os consumidores tendem a ter mais receio dos avanços tecnológicos na área da alimentação do que em qualquer outra área, no entanto, estes tornam-se bastante recetíveisquando os produtos apresentam benefícios associados e vão de encontro às suas necessidades. Frewer defende que o facto da aceitação do consumidor ser compreendida no início do desenvolvimento doproduto é muito importante para a comercialização deste.
Os principais receios dos consumidores estão relacionados com a sua saúde, o ambiente e o impacto socioeconómico negativo. Existem aindapreocupações éticas sobre a naturalidade do processo de produção e o produto.
Relativamente à comunicação, Frewer afirma que a informação acerca destas tecnologias se concentra apenas em promover os seusbenefícios, não fazendo referência aos seus riscos, ou seja, faz com que os consumidores encarem isto como publicidade enganosa. Assim sendo, se houver uma oferta de informação completa, que responda àsprincipais preocupações dos consumidores, estes podem tornar-se menos reticentes.
Artigo 2
Apesar de toda a crítica que os alimentos geneticamente modificados têm recebido, os consumidores mostram-serecetivos no que toca à biotecnologia alimentar. De acordo com a IFIC, 38% dos consumidores mostraram uma opinião muito favorável relativamente a plantas biotecnológicas, 26% não se mostrou nemfavorável nem desfavorável e 26% mostrou-se desfavorável. Num outro inquérito realizado a 750 indivíduos sobre o sistema alimentar, 69% encontra-se satisfeito com o fornecimento alimentar, número este que nãose alterou desde 2010.
A maior parte dos consumidores mostraram-se satisfeitos com a rotulagem dos alimentos produzidos com biotecnologia, e apenas 24% afirmou que gostava que o rótulo contivessemais informação nutricional.
De acordo com o mesmo estudo, 56% dos participantes já ouviu falar sobre sustentabilidade, um aumento considerável. Quase 70 % afirmou que é muito importante que os...
tracking img