Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: _________________________________________________________
Data: ____________________ Professora: ___________________________
Objetivo: avaliar a habilidade do aluno ao utilizar odicionário, aprimorar a interpretação textual e produzir textos informativos de modo coerente.






Você já ouviu falar na dengue? Com certeza, sim. Afinal, essa doença, causada por um vírustransmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é muito comum no verão e no período chuvoso, devido ao maior acúmulo de água em terrenos abandonados. Febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nasarticulações são alguns sintomas dessa moléstia. Eles são mais comuns em adultos. Em crianças como você, a dengue se manifesta de forma diferente.
De acordo com a pediatra Consuelo Oliveira, daSociedade de Pediatria do Pará, ao contrário dos adultos, as crianças não costumam sentir dores de cabeça tão fortes. Em compensação, podem ter acessos de vômito e dores abdominais. Por outro lado, a febre,que é alta nos adultos, é mais branda nas crianças. Assim, a doença acaba muitas vezes sendo confundida com uma gripe.
Isso é ruim, pois os pais acabam dando para seus filhos medicamentos àbase de ácido acetilsalicílico para diminuir a febre. O problema é que remédios com essa substância podem favorecer o aparecimento de hemorragias na evolução da doença. É importante que a doença sejatratada corretamente desde o início.
Quando a suspeita é confirmada, o tratamento começa. O paciente deve ingerir bastante líquido, usar medicamentos que aliviem os sintomas e remédiosespecíficos, se necessário.
A melhor forma de combater a dengue é não permitir o desenvolvimento de seu transmissor, o mosquito, que adora água limpa e parada para se reproduzir. Porisso, deve-se evitar o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente. Caso alguém de sua família ou você sejam infectados pela doença, sigam direitinho as recomendações médicas. Elas são...
tracking img