Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DÉBORA NEVES OLIVEIRA

O NOVO MODELO DE ORGANIZAÇÃO

Dissertação apresentada no Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial nas disciplinas Metodologia do Trabalho Científico (Augusto), Produção de texto (Solange),Sociologia (José Marcelo), Teoria Geral da Administração (Reginaldo), Contabilidade Geral II (Jocelda).

Orientadora: Professora Deborah Leal
.

Paripiranga
Abril de 2012
NOVO MODELO DE ORGANIZAÇÃO

Com a chegada da Tecnologia da Informação, nos dias atuais, as empresas deparam-se com um novo modelo de organização mais voltada para o conhecimento, modificando em especifico e geralsua estrutura que vem formada por especialistas responsáveis pelo seu próprio desempenho e influencia diretamente as relações de trabalho. São as chamadas organizações baseadas em informações. Informações essas que induzem a grandes mudanças impulsionando as empresas a se tornarem empreendedoras e inovadoras.
Com o avanço tecnológico os empreendimentos bem como seus empreendedores estão cada vezmais abandonando o antigo modelo de administração do século passado. Visa-se cada vez mais à modernização dos sistemas organizacionais e reforma-se toda a estrutura organizacional, o que força estes profissionais a estarem cada vez mais aptos a lidar com as mudanças imprevisíveis de certo modo, decorrentes dessa nova era. “Trata se de uma fase de transição e de metamorfose uma espécie de corrida emdireção ao futuro que incentiva esforços de modernização e de reestruturação de países e organizações.” (CHIAVENATO, 2004, P.66).
As informações chegam em milésimos de segundo e as modificações são rápidas e bruscas. O que deixa difícil a previsão do futuro do patrimônio; sendo bastante necessário o estudo e planejamento, para lidar com as diversas situações, tanto internas como externas.Nesse contexto é de fundamental importância ter gestores e colaboradores cada vez mais capacitados, motivados e especializados para desempenhar as tarefas e agir de forma coerente e correta diante das possíveis transformações ríspidas favoráveis e desfavoráveis que incidem essas mudanças. As interpretações dos dados e das informações precisam estar bem exploradas e armazenadas em qualquer processo detomada de decisão, e para isso o especialista responsável necessita de conhecimento para saber fazê-las.

O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa, rastrear as mudanças e transformações, identificar oportunidades ao seu redor para responder pronta e adequadamente a elas, de um lado, e identificar as ameaças e dificuldades paraneutralizá-las ou amortecê-las, de outro lado. (CHIAVENATO, 2004, P.94)

Esse novo princípio traz com suas transformações grandes fatores benéficos, é só saber utilizar de modo adequado. Mas mesmo com tantas alterações e benefícios que o sistema de informações e processamento de dados trazidos pela Tecnologia da Informação (TI) proporciona às organizações, algumas utilizam essa nova tecnologia apenas paraacelerar as atividades que já faziam. Como é o caso de varias empresas públicas que muito pouco se inserem no contexto de novo padrão organizacional. A exemplo pode-se mencionar a Prefeitura Municipal de Fátima no estado da Bahia; ao que mostra o relatório de pesquisa apresentado pelos alunos do curso de Administração da faculdade AGES, verifica-se a pouca influencia e utilização dos sistemas deinformações, pois ele é usado apenas para armazenamento de dados sem explorar os vários benefícios disponíveis através dessa ferramenta, que por meio de sua utilização apropriada e bem explorada poderia melhorar bastante, não só o clima organizacional da própria prefeitura como também auxiliar os vários setores públicos municipais; como para aturar na educação, integrando o corpo docente a essa...
tracking img