Ciencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMANA 4

Questão discursiva:

Leia a citação abaixo e responda as questões propostas:

Numa bela descrição de seu trabalho de campo na América do Sul, ClaudeLévi-Strauss, no seu livro, Tristes Trópicos (1956), revela-nos como uma viagem ao mundo do outro pode nos render momentos preciosos e reveladores sobre nós mesmos:“Por um singular paradoxo, em lugar de me abrir a um novo universo, minha vida aventureira antes me restituía o antigo, enquanto aquele que eu pretendera se dissolviaentre meus dedos. Quanto mais os homens e as paisagens a cuja conquista eu partira perdiam, ao possuí-los, a significação que eu deles esperava, mais essas imagensdecepcionantes ainda que presentes eram substituídas por outras, postas em reserva por meu passado e às quais eu não dera nenhum valor quando ainda pertenciam à realidade queme rodeava “.

1. Qual a importância do trabalho de campo no desenvolvimento da ciência antropológica?

2. Lévi-Strauss, contudo, não foi o sistematizador dométodo de investigação antropológica conhecido como trabalho de campo. A que autor é atribuído esse papel? Em que “escola” antropológica sua obra se insere?

Questãode múltipla escolha:

O supracitado Lévi-Strauss, no livro Antropologia Estrutural, afirma: “Um povo primitivo não é um povo ultrapassado ou atrasado; num ounoutro domínio pode demonstrar um espírito de invenção e realização que deixa muito aquém os êxitos dos civilizados”. Aos teóricos, de que ramo da Antropologia estáembutida uma crítica nesse texto?

a) Estruturalistas
b) Evolucionistas
c) Estrutural-Funcionalistas
d) Funcionalistas
e) Culturalistas
tracking img