Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências sociais
1-A Sociologia é considerada uma ciência moderna, uma vez que a sua elaboração e consolidação se dá na fase que conhecemos como “Era moderna”, com características bastantepeculiares à sua criação Considerando os estudos realizados na disciplina, descrevaos fatores (motivos) que levaram à criação de uma ciência tão importante para o conhecimento da sociedade.R- A sociologia surgiu no século XIX, em consequência a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social. Podemos destacar, o Iluminismo, asRevoluções burguesas e principalmente a Revolução Industrial. Esses acontecimentos proporcionaram a criação de um cenário de instabilidade e contradição: aumento da produção, investimento em tecnologia,consolidação do processo de industrialização, ascensão política da burguesia, êxodo rural e conseqüente processo de urbanização, o aparecimento do proletariado e de sua consciência de classe, surgimento de umgrande número de desempregados, miséria e injustiças sociais.
É neste cenário, que surge a necessidade de formatar uma ciência capaz de interpretar e compreender os problemas da sociedade urbano -industrial, capaz de explicar essa nova ordem social, política e econômica.
2- Outro conceito fundamental da Sociologia é Status. Exige, também, uma definição precisa, pois, assim como o termo“cultura” o conceito de Status é bastante diversificado na sociedade. Com base no Caderno de Atividades e Livro Texto, defina o conceito adequado de Status.
R- Status é a posição que o indivíduo ocupa nasociedade. Pode também se empregado para grupos, quando os denominamos grupo de status. Todo o indivíduo ocupa uma posição na sociedade, não importa onde ele esteja quem quer que sejam superiores...
tracking img