Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE COM UNITÁRIA DE CAMPINAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO



ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO
CIÊNCIAS SOCIAS

ALESSANDRA CRISTINA COSTA SANTOS – RA: 2551446509


Campinas2011

Passo 1
Segundo Reinaldo Dias é a posição social do indivíduo que determina o comportamento ou o papel do indivíduo, estabelece normas de conduta para serem seguidas, fixa direitos eobrigações, torna as pessoas objeto de dominação ou de recriminação. A relação entre as pessoas é determinada primeiramente por seu status.
            Para ele, o que caracteriza o status é um modo de vida, umamaneira de consumir, de morar, de vestir-se, e uma certa forma de educação no sentido mais amplo da palavra.
            Percebe-se, então, que a sociedade é dividida, de um lado por uma situação destatus que implica na dominação, no poder, evidenciado pelo prestígio e honra; e do outro por uma situação de status baseado na submissão e na pobreza. Há, assim, a existência de classes que estão empermanente oposição o que indica a existência de opressores e oprimidos.
            Entretanto, quando os grupos têm consciência de suas divergências, existindo entre eles a rivalidade,estabelece-se, então, o conflito, que segundo Dias (2000, p. 93) “é um processo pelo qual pessoas ou grupos procuram recompensar pela eliminação ou enfraquecimento dos competidores”.

Passo 2
As conseqüênciasdos indivíduos sob a sociedade em que este se insere
A Educação Informal e a Educação Formal
O ser humano precisa ser socializado pra sobreviver, ou seja, necessita ser educado. Essa mesmaeducação que é recebida, na maioria das vezes é informal, assim chamada por não ser organizada.Os comportamentos são variados.Muitas vezes os modelos são impostos pela lesgislação. Considerando que o mundo emque vivemos exige o concurso do trabalho feminino. Podemos dizer que a família ensina informalmente o que as pessoas devem fazer, dizer ou pensar. Significa que a família existe como suporte da...
tracking img