Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO
2º SEMESTRE

CIÊNCIAS SOCIAIS



Taguatinga – DF
Novembro - 2012
SUMÁRIO
Pag.
1. Introdução........................................................................................................................03
2.1. Texto– Cultura, individuo esociedade ........................................................................04
2.2. Texto II – Aspectos sociais, políticos, históricos e culturais........................................07
2.3. Texto III - Desigualdade social e as divergências sociais .............................................09
2.4. Texto IV - Exploração do meio ambiente..................................................................... 12
3. Considerações finais.............................................................................................................14
4. Bibliografia...........................................................................................................................15


INTRODUÇÃO

Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundohumano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, estudos da comunicação, economia, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, psicologia social, direito e sociologia.
Todo o ser humano, desde a sua nascença à sua morte, faz parte de uma realidade com a qual se habitua a conviver — arealidade social. Das pessoas com quem convivemos habitualmente ao tipo de alimentação que preferimos, do local onde habitamos aos meios de comunicação que usamos e às atividades de lazer que realizamos, do processo de procriação até à expansão da esperança média de vida, tudo faz parte da realidade social. Essa realidade, aparentemente simples para quem nela vive, é, porém, muito complexa e qualqueracontecimento, ou decisão, acaba por ter reflexos na vida das outras pessoas, mesmo daquelas que nem sequer conhecemos ou convivemos regularmente.
Tendo em conta este aspecto, cada ciência procurou eleger um conjunto de pressupostos teóricos e instrumentos científicos que delimitem o seu campo de estudo.
Os principais agentes no processo de socialização são: a Família que introduz os primeiroscontatos sociais; a escola que proporciona o contato e o convívio com mas pessoas interagindo assim com mais aspectos estabelecidos dentro da mesma comunidade; organizações, onde ele irá se comunicar com os grupos de status que mudam de acordo com a idade e principalmente os meios de comunicações que com a massificação no acesso a informação possui um poder jamais visto, pois nos mostra todos osmodelos, atitudes e comportamentos que irão influenciar para o bem ou mal a atitude dos indivíduos dentro da sociedade.

2. Anexos
2.1. Texto I
CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
Cultura:
Significa cultivar, e vem do latim “colere”. Num termo mais simples a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidõesadquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.
Em ciências sociais ela é definida como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Seria a herança social da humanidade ou ainda de forma específica, uma determinada variante da herança social.
Sua principalcaracterística é que os costumes trazidos por gerações passam para outras gerações seguintes perdendo e ganhando outros aspectos, buscando a melhora da vivencia de novas gerações.
Individuo:
É um representante da espécie, como por exemplo, um cão, entre vários cães é um indivíduo. Esse termo não é monopólio do mundo animal, pois, de modo geral, uma rosa é um indivíduo do canteiro.
Pessoas, em...
tracking img