Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
.Podemos entender o termo socialização como um processo pelo qual passam os indivíduos onde acabam adquirindo maneiras de pensar e agir próprias dos grupos ou sociedade onde vivem. Esseprocesso dura a vida inteira, pois somos constantemente influenciados pelos grupos dos quais fazemos parte. Dizemos que pertencemos ou não a um grupo, pelas características que os mesmos apresentam,semelhantes as nossas, e por ter maneiras parecidas de pensar e agir.

















DESENVOLVIMENTO
As crianças quando nascem, são preparadas para a vida em sociedade por meiodas interações e das experiências vividas. Elas aprendem a viver conforme as regras dos grupos dos quais fazem parte, por se assemelharem.
Durante a infância, há o período mais intenso daaprendizagem cultural, no qual se destaca a família como agente de socialização. É nessa etapa que elas aprendem a língua e os padrões básicos de comportamento que formam a base para o aprendizado. O contato coma família nesse período é importante, pois são com os familiares que aprenderão o que é “certo” ou “errado”.
Em seguida, quando atingem a idade escolar, os indivíduos passam a ser influenciadospelas escolas. A escola acaba por ajudar o ser humano a adquirir valores, normas e crenças, o que os ajuda a construir sua própria cultura. A interação com outras crianças também é de extrema importâncianessa fase.
Os dois principais agentes de socialização de uma sociedade são esses. Porém, há outros como a mídia, o local de trabalho, os grupos de iguais e as organizações que ajudam os indivíduosa construírem os padrões de suas culturas. Em todos esses contextos ocorrem interações sociais.
Um exemplo de minha infância foi quando entrei na escola e comecei a notar que ali dentro existiamcrianças de cores, classes sociais, características físicas, gostos e maneiras diferentes de pensar e agir. Ninguém era totalmente igual a ninguém, porém o papel de cada um era aceitar o próximo da...
tracking img