Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO
2° SEMESTRE


CIÊNCIA SOCIAIS








Tutor: Andre



ANDRE FERREIRA DOS SANTOS...................RA 4928914184
CAROLINE SOARES DE MELO.......................RA 4928929673
FLAVIANA ALVES BESERRA.........................RA3876769795
FRANCISCO ADILINO PEREIRA MARTINS......RA 5578138816
ROGEANE DANIELEALMEIDA......................................... RA 4311776315


Brasília
2012


SUMÁRIO


1. Introdução.....................................................................................................03

2. Etapa 1
2.1 Significados de Cultura, Individuo e sociedade...................................04

3. Etapa 2
3.1Trabalho, consumo esociedade..........................................................08

4. Etapa 3
4.1Desigualdade social.............................................................................12

5.Etapa 4
5.1 Exploração do meio ambiente............................................................14
6. Conclusão.......................................................................................................17

7.Bibliografia......................................................................................................18


















Introdução. 
Abordaremos neste trabalho fundamentos da sociologia por meio das ciências sociais, iremos entender que as ciências sociais estudam a vida dos indivíduos em sociedade, em sua origem, desenvolvimento, organização, grupos sociais e culturas. Vamosver que o mundo da cultura tem uma variedade muito grande, ou seja, modo, manias, o jeito de se expressar entre outros. Iremos perceber que tudo o que é feito ou planejado tem foco no individuo. Já a sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Percebemos o tanto que a sociologia está envolvidaem nosso cotidiano.

Na segunda parte deste trabalho iremos abordar um tema extremamente fadigante, os excessos exercidos pelo os patrões para com seus colaboradores, sabe se que não é de hoje a luta incansável pela mudança do ritmo de trabalho dos operários brasileiros. Apesar de no último século o Brasil já ter conseguido muitas conquistas neste setor, muito há de se fazer, paramelhorar o estilo de vida e a saúde dessas pessoas que trabalham horas confinadas em fábricas barulhentas e totalmente fadiguentas. Vamos mostrar como era o comportamento do trabalhador no século passado e nos dias atuais.

Já na terceira parte vamos abordar a desigualdade social, muito presente no nosso país que apesar de termos saído do século xix ainda crescemos muito nesse aspecto, o que élamentável. Para Karl Marx desigualdades sociais são como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico, e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades.

Quarta e ultima parte iremos abordar sobre situações cotidianas de exploração do meio ambiente,relacionando tais fatores com os fundamentos sociológicos. Vamos falar sobre oproblema de exploração do meio ambiente que em nosso país, está sendo degradado a nossa fauna e a nossa flora.  Constatamos que devido  as nossas necessidades e desejos crescentes surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos.Sabe-se que o maior bem-estar das pessoas não é diretamente proporcional à maior quantidade de bens consumidos. Entretanto, o atual modelo econômicoestimula um consumo crescente e irresponsável condenando a vida na Terra a uma rápida destruição. Impõe-se, assim, a necessidade de estabelecer um limite a esse consumo.

ETAPA 1
Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuo sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de...
tracking img