Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia é uma ciência social que estuda o comportamento do Homem na sua relação com o meio, com os grupos, sociedades e instituições.
Hoje vivemos num mundo em mudança constante e o estudo de determinadas relações sociais são essenciais para poder prever acontecimentos futuros que possam ser perigosos para a continuidade de uma sociedade que se quer equilibrada.
O estudo da sociologia nãoé fácil pois afinal o objeto de estudo é as nossas relações enquanto seres sociais sendo por isso a sua área muito abrangente podendo ir de indivíduos que não tenham relação até indivíduos que tenham relações sociais globais.
A maior parte de nós vê o mundo como o conhecemos achando que a nossa cultura, a nossa maneira de estar em sociedade e de agir é mais correta. Que a nossa verdade é que éverdadeira mas tudo isto depende das influências históricas e sociais. Compreender como as vivências individuais se refletem na nossa experiencia social é essencial à perspetiva sociológica.
A capacidade que o sociólogo tem de se abstrair da sua própria experiencia e ir mais além (pensar as coisas num contexto mais abrangente) - imaginação sociológica (Mills, 1970) - implica abstrairmo-nos dasnossas rotinas familiares e olha-las de forma diferente
A imaginação sociológica permite que um fenómeno individual reflita questões mais amplas por exemplo: um aluno que tenha maus resultados na disciplina de matemática é um problema individual mas é verdade que os maus resultados a matemática abrange um número elevado de alunos.
O motivo por que fazemos algo reflete a nossa posição na sociedade étarefa da sociologia investigar a relação entre o que a sociedade da faz de nós e o que nós próprios fazemos de nós. O que fazemos de nós estrutura a sociedade ao mesmo tempo que a sociedade nos estrutura a nós. No caso do exemplo acima referenciado o facto de haver um
elevado número de alunos com maus resultados a matemática esperamos que o ensino da matemática seja repensado de modo àsdificuldades serem ultrapassadas. Assim esperamos
que a sociedade se organize - estrutura social- a ação dos grupos e subgrupos interagindo permitam a organização do todo social de modo a que as nossas ações vão de acordo às expectativas e vice-versa. As sociedades nunca deixam e estar em processo de estruturação
porque este processo implica ação e os grupos nunca são estáticos.
A sociologia permiteolhar o mundo de muitos pontos de vista, se compreendermos como funciona o nosso modo de vida e se tivermos uma auto consciencialização e auto compreensão poderemos tomar as medidas adequadas de forma eficaz.
Mas apesar de o Homem habitar o planeta Terra há muitos, muitos anos o estudo objetivo e sistemático da sociedade é relativamente recente - finais do séc. XVIII e XIX. A revolução francesacom os ideais de liberdade, igualdade foram o início de um movimento que se espalhou por todo o mundo juntamente com a revolução industrial, com os avanços tecnológicos, a movimentação de pessoas, o crescimento e aparecimento de novas e grandes zonas urbanas gerou uma grande mudança na sociedade que levou os primeiros sociólogos a fazerem perguntas que prevalecem até aos dias de hoje.
Há quedistinguir August Comte (1798-1857) chamado o pai da sociologia, Émile Durkheim (1858-1917), Karl Marx.(1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Harreit Martineau (1802-1876) a primeira mulher socióloga. No entanto as suas diferenças são notórias Durkheim e Marx se centralizavam nas forças externas aos indivíduos enquanto que Weber se centra na capacidade que os indivíduos têm de agir sobre o mundoexterior. Por outro lado temos Marx que dava grande relevo as questões económicas e Weber a um leque mais vasto de fatores que considerou relevantes. Estas diferentes formas de abordar a socologia mantem se até aos dias de hoje, mesmo quando os sociólogos estão de acordo quanto ao objeto de análise estes podem partir de várias perspetivas teóricas diferentes.
As três mais importantes correntes...
tracking img