Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIENCIAS SOCIAIS

Alunos:
Ana Paula Raulino de Queiroz RA: 6301189366
Cristina Maria de Souza RA: 4304623059
Francisco Pedrão Seoane RA: 6316195147
Luana Daiane Lima Bento RA: 6300182408
Tatiane Bolfarini RA: 5526108215

Tutora Presencial:
Luana Pacheco

Anhanguera Taboão da Serra, 26 de Novembro de 2012.SUMARIO

ETAPA 1: Sociologia no cotidiano ................................................................................03
ETAPA 2: Filme; A classe operaria vai ao paraiso ........................................................05
ETAPA 3: Documentario Bumbando e Ilha das Flores .................................................07
ETAPA 4: Documentario Pajerama...............................................................................09
Bibliografia .....................................................................................................................11

CIÊNCIAS SOCIAIS
ETAPA 1

SOCIOLOGIA NO COTIDIANO
OS SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDIVIDUO E SOCIEDADE
Vemos que utilizamos o termo cultura de uma maneira errada, pois definimos cultura como ter mais conteúdo deconhecimento. Segundo Edward B. Tylor (1871), cultura é todo aquele complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Podemos afirmar que cultura é transmissível pela herança social e não pela herança biológica, sendo que compreende a totalidade de criações humanas. Inclui ideias, valores,manifestações artísticas de todo o tipo, instituições sociais, conhecimentos científicos e técnicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, alimentação, construção e etc.
Cultura é uma característica exclusiva das sociedades humanas, sendo os animais incapazes de criar cultura. Não há ser humano desprovido de cultura, só aqueles que foram criados e amamentados por animais, sem nenhum convíviohumano. A criança quando nasce começa a ter os primeiros contatos com as pessoas assim iniciando o processo de socialização, sendo um processo de aquisição de cultura.
Toda e qualquer sociedade apresenta elementos de cultura material e não material, sendo cultura material aquela que se refere aos aspectos físicos ou tecnológicos de nossas vidas e cultura não material se refere aos modos de usar osobjetos materiais, aos costumes, crenças, filosofias, governos, e padrões de comunicações.
A cultura possui alguns elementos básicos. Todas as culturas são fundamentadas em um conjunto de crenças, compartilhando conhecimentos e ideias sobre a natureza da vida. Também possui valores, que são concepções coletivas do que é considerado bom, desejável, correto, bonito, prazeroso. Existem normas quetraduzem crenças e valores em regras específicas para o comportamento, bem como sanções, punições e recompensas utilizadas para fazer com que as normas sejam seguidas.
Outros elementos básicos podem ser símbolos, definidos como qualquer coisa que carrega um significado particular reconhecido pelas pessoas que compartilham determinada cultura. O idioma é elemento chave de uma cultura. A tecnologiaestabelece um parâmetro e não só influencia como as pessoas trabalham, mas também como elas socializam e pensam sobre o mundo.
Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Esse processo tem início no momento em que nasce, continua ao longo de toda a sua vida e só acaba quando apessoa morre.
A socialização do indivíduo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria, que o diferenciará dos demais e ao mesmo tempo o identificará com o seu grupo social. Embora hajam elementos comuns na experiência de pessoas dentro de uma determinada sociedade, cada pessoa continua sendo única. Assim, cada homem é socializado de tal modo que sua personalidade é ao...
tracking img