Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE
A obra analisada coloca-se como um tratado a respeito da Sociologia do Conhecimento, no sentido de ser uma análise de como o Homem constrói o seu próprioconhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive.
Realidade que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico, queo conjunto de fatos que acontecem no mundo não depende da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento.Neste contexto sociologico, o conhecimento tambem pode ser definido como a interpretação feita pelo individuo em relação a sua realidade.
Por tanto, essência do entendimento do livro, foca-se narealidade da qual temos consciência. Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim ao mesmo tempo que o Homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.
Oobra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise dasociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.
A relação entre o indivíduo e o mundo social é ditada pela percepção do mundo que o indivíduo tem, quepassa a ser o seu conhecimento, e que construiu influenciado pelo próprio mundo e pelo seu significado subjetivo. Assim a realidade social vai se reforçando e se moldando na dialética da facticidadeobjetiva e significado subjetivo, dando, entretanto, caráter de afastamento da realidade a eventuais desvios radicais da ordem institucionalizada.
A citada construção se dá em três níveis:indivíduos, grupo e sociedade. O indivíduo percebe os fatos, aplica nesses fatos os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual. Numa segunda instância,
tracking img