Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTABEIS


Acadêmicos: BRUNA LASMAR- 392560
ISANA GAIO - 395634
VANNI ENGELES - 381858
RONYSDALBER CAMPOS - 382766
WELLINTHON CRUZ- 365939
VANIA VENIALGO- 403921







CIÊNCIAS SOCIAISCuiabá – MT,
2012.








CIÊNCIAS SOCIAIS






Desafio de aprendizagem requisitado pela Universidade Anhanguera Uniderp -
Centro de Educação a Distância, para avaliação complementares da disciplina de Comportamento Organizacional do curso Administração 2º semestre, período letivo 2012/2.Orientadores: Prof.ª..
Tutora Presencial: Geovana Cardoso Leandro
Prof.ºMa. Claudia Regina Benedetti












Cuiabá – MT
2012




SUMÁRIOPágina

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................... 7

2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 10

2.1 FORMAS DE CULTURA............................................................................ 14

3. CONSIDERAÇÕESFINAIS.............................................................................. . 16

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 18































1. INTRODUÇÃO

A Sociologia surgiu como disciplina no século XVIII, como resposta acadêmica para um desafio que estava surgindo: o início da sociedade moderna. Com a RevoluçãoIndustrial e posteriormente com a Revolução Francesa (1789), iniciou-se uma nova era no mundo, com as quedas das monarquias e a constituição dos Estados nacionais no Ocidente. A Sociologia surge então para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte em 1838 (séc. XVIII), que pretendia unificar todos os estudosrelativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.
A Sociologia, veio como uma das manifestações do pensamento moderno. A evolução do pensamento científico tenta cobrir uma nova área do conhecimento humano ainda não incorporada ao saber científico, qualseja, o mundo social.

Reinaldo Dias (2005) diz que a sociologia surgiu seguramente no século XIX como decorrência da necessidade dos homens de compreender os inúmeros problemas sociais que estavam aparecendo.

Enquanto ciência, a sociologia tinha o objetivo de sistematizar o estudo dos fenômenos sociais em busca de resolução aos problemas sociais. Os sociólogos buscam compreender as diferentesinterações entre as pessoas para que possam estabelecer relações de causa e efeito dos diferentes fenômenos sociais e “assim indicar para as organizações públicas e privadas maneiras de atender às necessidades dos indivíduos, buscar os seus direitos, estabelecer os seus deveres ou o que quer que seja para a humanidade como um todo avance em busca de melhor qualidade de vida” (DIAS).

AugustoComte : “as sociedades estavam em estado de caos social, era necessário restabelecer a ordem nas idéias e nos conhecimentos”. Comte estabeleceu as bases iniciais do que seria uma ciência social, abriu perspectivas para um novo campo de pesquisa científica o qual se ocupou dos fenômenos sociais.

Surgimento da Sociologia: mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica (Revolução...
tracking img