Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Carline da Silva Franklin
noite 1 , sala 1


Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista econsiderado um dos fundadores da Sociologia.

Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passoua ter, enquanto indivíduo, na teoria Weberiana, significado e especificidade. É ele que dá sentido à sua ação social: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seusefeitos.
Weber propunha para a pesquisa, o método compreensivo, isto é, um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas. Essaatitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos, um sentido social e histórico.
Ele é fundador da teoria burocrática das organizações.
Segundo o conceito popular, aburocracia é visualizada geralmente como uma empresa ou organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apegodos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si mesmo.
Oconceito de burocracia para Max é exatamente o contrário. A burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimosdetalhes como as coisas deverão ser feitas.
A burocracia surge de necessidades técnicas de coordenação e supervisão, da necessidade de planejar a produção, proteger o indivíduo e dar tratamentoigualitário às partes interessadas.
Segundo ele, a burocracia tem as seguintes características principais:
* Caráter Legal das Normas e Regulamentos
* Caráter Formal das Comunicações
*...
tracking img