Ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

“MÍDIA”

Ciências Sociais

Introdução

Como proposto neste trabalho vou procurar mostrar os benefícios e malefícios que a mídia pode trazer na vida de uma sociedade, de um individuo por si só mudando o seu estilo de vida, o seu pensamento, o seu modo de agir ou seja a sua personalidade .

    VoMídia

    Você também concorda que a mídia pode ser vista  comoum foco positivo que nos ajuda a ficarmos mais ligados e cientes dos problemas que vêm se agravando ao nosso redor ???
   Porém, a mídia não é somente vista como uma fonte indispensável de informações de tudo que acontece no mundo, mas também um lugar onde diversas pessoas acabam tendo a oportunidade de expressar suas opiniões, e  muitas vezes, essas opiniões acabam manipulando os fatos. Podemosnotar isso quando observamos alguma manchete que aborda  assuntos que ¨chocam¨ a humanidade, se observarmos com clareza veremos que o conteúdo que é expresso nas manchetes não acabam abordando todos os pontos negativos que comprometem os principais responsáveis, como por exemplo, os escândalos no Congresso e no ,senado que sempre desviam a atenção do povo. .
   Podemos dizer que a mídia tantoajuda quanto atrapalha nas transmissões de notícias e novidades, tanto que notícias passadas por emissoras muitas vezes são tendenciosas, favorecendo aqueles que a manipulam. Por exemplo: em um debate entre  candidatos de certos partidos , a emissora pode favorecer aquele a quem ela mais "acredita", pois nem sempre esse "acreditar" das emissoras podem ser por confiar que determinado candidato possaexercer um bom mandato mas sim por haver “ suborno”.
    Há também o outro lado da mídia que é aquela que amplia a comunicação, ao passo que jamais saberíamos o que ocorre em outros países se não fosse por este meio. Há também outro ponto positivo que devemos destacar, que é  o benefício para pessoas analfabetas e portadoras de deficiências visuais e/ou auditivas. A rapidez com que as informaçõessão passadas, são uma maneira que podemos saber o que ocorre no mundo em  segundos.

Podemos destacar como um dos pontos positivos, as trasmissões de diversas noticias sobre tudo o que ocorre no mundo, tanto nas divulgações de acidentes, crimes, política, esportes e muitos outros temas.
Nesse ponto devemos concordar que a mídia é uma fonte indispensável de informações sobre temasimportantíssimos que nos cercam a partir do momento que tomamos o conhecimento do que está acontecendo no mundo e principalmente na região em que vivemos.

As 10 maneiras da mídia manipular a sua vida

1- ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelaselites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeirosproblemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas')”.

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.
Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista paracausar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o...
tracking img