Ciencias sociais - questões

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1846 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciência Social: Emile Durkheem, Karl Marx e Max Weber.
1. A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir:
R: I. A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classeoperária e pelo crescente processo de industrialização.
III. A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
2. O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu O Príncipe, considerada obra fundamental para a análise dasrelações políticas no mundo moderno.
“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer-te a verdade, passam a faltar-te com a reverencia.” (O Príncipe – Maquiavel).
A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
R: Tanto o governante como o governado, para bemcompreenderem o exercício do poder, devem restringir-se a seus respectivos papéis.
3. “A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas,a organização do trabalho na fábrica, etc.” (MARTINS. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1992).
A partir do fragmento acima, qual a função da Sociologia?
R: Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas
4. Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas aseguir. Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. “Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009)
Segundoesta leitura é correto dizer que o Iluminismo:
R: II- Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados a sociedade capitalista.
III- Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.
IV- Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.
5. ... “A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”
(MARX, K. e ENGELS, F.MANIFESTO COMUNISTA. 1848).
A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que,
R: na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isto somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.
6. “Um levantamento inédito do governo federal mostra que quase 98% doscasos de assassinatos no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes.
Foram analisadas 180 situações que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenação.
Outros três casos chegaram a ser julgados, mas os réus foramabsolvidos.
O trabalho, desenvolvido pela Ouvidoria Agrária Nacional e Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, mostra também que a maioria dos assassinatos no campo paraense (61%) não chega à Justiça. Dois em cada dez casos nem foram investigados.
O levantamento indica que a maioria das mortes (162) tem relação com disputas por terras e recursos naturais, como...
tracking img