Ciencias sociais etapa 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências sociais
Etapa 2
Passo 1 e2
O filme se passa nos anos 70, na época em que os operários faziam um trabalho muito pesado nas fabricas e que não tinham um salário satisfatório. O filme conta a historia de Lulu Massa, um operário que é consumido pelo capitalismo e tem no seu trabalho toda a sua vida, sempre dedicado e ultrapassando todas as cotas da empresa e assim não sendo muito bemvistos pelos colegas da empresa.
Isso todo muda a partir de um acidente que ocorre com Lulu que acaba perdendo um dedo, a partir disso Lulu começa a ver o trabalho de uma forma diferente, vendo nele próprio um escravo dessa exploração e começa a bater de frente com seus superiores. Os sindicatos buscaram a negociação e os estudantes optaram por uma revolução.dentro desses dois movimentos Lulu toma olado dos estudantes e contestam as cotas de produção que gera tanta competitividade e hostilidade entre os trabalhadores da fabrica, com isso após uma greve, Lulu é demitido levando com ele para sua casa os amigos revolucionários, o que leva a ser abandonado por sua mulher. Ela discordava da visão comunista dos estudantes e mostra sua preferência pelo capitalismo ao falar que um dia teria casacode vison.
Os estudantes com medo que ela chamasse a policia, também resolveram irem embora, ele então se revolta e percebe o quão controlado era pelo trabalho e consumo, na maior parte de objetos sem valor real. E então os sindicalistas fazem um acordo e ele Lulu foi readmitido. Com a negociação, o sistema de metas é revisto e Lulu volta a se integrar com seus colegas de trabalho, agora já comuma visão não escravizada pelo capital. Os operários então sonham com um mundo em que o muro da escravidão pela fábrica e pelo capitalismo seria derrubado.
O trabalho sempre existiu baseando nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver o avanço da vida com as questões da evolução o trabalho começou a se sair do controle, pois ao invés de trabalhar paraviver o trabalho estava relacionado a acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.
A questão da evolução social transformou tanto o trabalho quanto o consumo gerando uma sociedade frustrada com todos os avanços a qual o trabalho mais o consumo geraram, a humanidade tem a obrigação de trabalhar para seusustento e sobrevivência, levando o fator trabalho ao extremo, tanto nas empresas, nas ruas ou em casa ou qualquer lugar que se possa ganhar dinheiro através do trabalho.
Essa mistura trabalho, consumo e sociedade foram umas das causas a qual mexeu com todo o planeta levando as grandes guerras e desastres naturais tudo isso, mas a obsessão do ser humano levar ao caos e desordem pelo resto do futuroCapitalista.
Passo 3
O grupo se reuniu, foi discutido sobre o filme e surgiram varias reflexões. Mas chegamos a seguinte conclusão de que o operario estava em seu limite e não podia aguentar mais, que a revolução na época só estava servindo para agraver miserias,. Isso a partir do ano de 89 os burgueses praticamente não deixavam nem migalhas no prato para o trabalhador se alimenta, não tinhamhorario, não tinham beneficios, viviam escravos do trabalho. Chegou se o tempo que isso era necessario terminar, se isso não terminasse pela antiga geração, provavelmente acabaria por nos a atual geração.
Passo 4

Hoje em dia, desde criança, já percebemos que cada indivíduo da atual sociedade urbana é direcionado, motivado e influenciado em seu desenvolvimento tendo em vista, de alguma forma, ascaracterísticas do mercado de trabalho e as estruturas do consumo próprias da nossa atual sociedade. Um exemplo, é a escolha da formação escolar, as opções de aquisição de conhecimentos, a valorização e a carga simbólica emprestada a determinadas atividades, instituições, profissões e marcas de produtos e serviços, tudo isso está inserido numa enorme engrenagem que mantém em funcionamento o sistema...
tracking img