Ciencias sociais.doc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS,
ADMINISTRAÇÃO – CIÊNCIAS SOCIAIS

ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS

PROFESSOR: CELSO RICARDO DO NASCIMENTO

PELOTAS, 2012.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO...........................................................................................41.CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.........................................................4
2. TRABALHO, SOCIEDADE E CONSUMO......................................................4
3.DIVERGÊNCIAS SOCIAIS.................................................................................6
4. EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE..........................................................8CONCLUSÃO...........................................................................................................10
REFEÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................11

INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que as ciências sociais surgiram no século XIX, na Europa, sendo que possuía como objetivo de tentar explicar as transformações, mudanças e a constituição das sociedades humanas. Asprimeiras tentativas de compreensão da vida social remontam à Antiguidade, e baseava-se muito mais na imaginação onde diversas mitologias - sumérios gregos, hebreus, etc, foram criados buscando explicar certos fenômenos sociais. Durante a Idade Média, sobretudo na Europa, a explicação e compreensão da vida social estavam muito vinculadas a filosofia e principalmente à religião, estas eram quepropunham as regras para a organização social de acordo com seus dogmas e princípios.
A sociologia é uma das ciências sociais que teve origem nesta época, sendo que pode-se entender a sociologia como sendo uma das manifestações do pensamento moderno, onde seu surgimento ocorre no contexto histórico especifico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e daconsolidação da civilização capitalista, o século XVII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.
Com isso pode-se denominar as ciências sociais como sendo o conjunto de conhecimentos que nos permitem pesquisar e estudar os comportamentos sociais, ou seja, o objeto das ciências sociais é o comportamento social humano, assimpodemos dizer que trata-se do estudo sistemático do comportamento social do ser humano. As ciências sociais têm como objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se, portanto no mundo social, pois cada ciência social aborda um aspecto diferente do comportamento.



1 CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Cultura pode ser definido como várias formas artísticas, mas define tudoaquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
Indivíduo é um representante da espécie, como exemplo uma pessoa, entre várias é um indivíduo. Todo ser, animal ou vegetal, emrelação à sua espécie: o gênero, a espécie e o indivíduo. Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade. Pessoa indeterminada de que se fala com certo desprezo: quem é esse indivíduo? Que não admite divisão sem perder seu caráter peculiar; indiviso.
Sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições epapéis. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. O termo sociedade é comumente usado para o coletivo dos cidadãos de um país governados por instituições...
tracking img