Ciencias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO – ANA ROCHA

CIÊNCIAS POLÍTICAS


1- O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?

R- É o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo. As organizações humanas que tentam assegurar a segurança, justiça e direitos civis.

2- APRESENTE ALGUNS ASPECTOS DA POLÍTICA SEGUNDO ARISTÓTELES.

R- SegundoAristóteles, o Estado, então, é superior ao indivíduo, porquanto a coletividade é superior ao indivíduo, o bem comum superior ao bem particular. Unicamente no Estado efetua-se a satisfação de todas as necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.

3- QUEM FOI O CRIADOR DA CIÊNCIA POLÍTICA?

R- Maquiavel.Ele apareceu a sociedade política em O Príncipe, escrito em 1513. Ele acreditava no poder do povo e dizia que era sua arma, bem como sua contínua renovação, devem ser sempre preservadas dentro de uma constituição aberta e que promova a convergência de todos os segmentos da sociedade rumo aos fins do Estado.

4- QUAL A IMPORTÂNCIA DE MAQUIAVEL PARA A CIÊNCIA POLÍTICA?

R- Ele adentrou em temasnunca antes expostos na literatura, em relação a formação e as ações do agente público. Maquiavel foi ousado em dizer a maneira como deve comportar-se o homem público para manter-se no poder. Ele apresenta à realidade o governante para se manter no poder. O poder gera conflitos. Para governar é necessário astúcia e estratégias.

5- DISSERTE SOBRE ALGUNS ELEMENTOS DA OBRA “O PRÍNCIPE”.

R- Virtuse Fortuna: Esses são dois conceitos, a partir deles começa-se a pensara política de forma política. Virtus significa força, qualidade de lutador do guerreiro.
Fortuna representa o acaso (ocasião, oportunidade). Esses dois conceitos devem ser usados junto para se obter sua eficácia e assim obter seus resultados.

6- A CONDUTA DO PRÍNCIPE EM RELAÇÃO A: POVO, EXÉRCITO E AMOR E TEMOR.

R- O povoé preciso ser considerado clemente e não cruel. Deve saber usar a clemência para manter o povo unido e leal.
Exército, deve manter a fama de cruel, ou caso contrário, o monarca não conseguirá comandar com êxito.
Amor e temor vem de acordo com cada homem, mas o temor lhes é imposto, deve fazer o uso do que lhe tem nas mãos, e não no que depende da vontade alheia.

7- DISSERTE SOBRE ASORIENTAÇÕES DO ESTADO E A SOCIEDADE SEGUNDO ARISTÓTELES E SÃO TOMAZ DE AQUINO.

R- Aristóteles, constitui a expressão mais feliz da comunidade em seu vínculo com a natureza, segundo o mesmo é impossível conceber a mão sem o corpo é impossível conceber o indivíduo sem estado. Ele fala que o homem tem necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade. O homem que nãonecessita viver em sociedade, ou é Deus ou é uma Besta.
São Tomaz de Aquino, enfatizou que o homem pode aproximar-se do direito natural através de seu estado independente, com base na perfeição de sua razão, apesar de mesmo assim não conseguir compreender completamente o direito eterno. As leis humanas deveriam ser medidas com base no direito natural, assim passou ser uma forma, além de avaliar avalidade moral das leis, que determina a intenção das leis.

8-FALE SOBRE AS CONCEPÇÕES CONTRATUAIS (JURÍDICAS) DO ESTADO.

R- As pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. O contrato seria um acordo entre os membros da sociedade pelo qual reconhecem a autoridade igualmente sobre todos. O ponto maior é o exame da condiçãohumana na ausência de qualquer ordem social estruturada. Nesse estado as ações dos indivíduos estariam limitadas apenas por seu poder e sua consciência. O interesse racional do indivíduo abdica da liberdade que possuiria no estado de natureza para obter os benefícios da ordem política.

9- COMO É CONCEBIDO O ESTADO DE NATUREZA (ANTISSOCIAL) PARA HOBBES?

R- Para Hobbes o estado é regido...
tracking img