Ciencias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise texto de Chico Alencar – Folha de SP 23/08/2012

BREVE HISTORIA DOS MENSALÔES


Vivemos, hoje, em uma democracia; porém, como nos primórdios de nossa colonização, podemos afirmarque temos em nossa política privilégios para aqueles que, através da história, não se desprenderam de atos ilícitos de corrupção e favorecimento próprio.
O nosso código penal que está ultrapassadoacaba por beneficiar atos que nos dias de hoje são de extrema gravidade.
Como podemos observar no texto, o autor deixa claro que o mensalão é igual a todos crimes praticados por políticos emoutras épocas.
Podemos observar também, no passado, a maneira como foi feita a inclusão da mão de obra humana onde só se tinha escravos sendo torturados ao trabalho a troco de pão, água e celeiro;a tomada de terras, cultura e costumes indígenas.
No âmbito eleitoral acontecia no passado o que vemos hoje: a população em sua maioria sem conhecimento político, social e cultural, trocando ovoto por apadrinhamento ou benefícios próprios.
Com o crescimento do país, nos setores públicos e privados a corrupção passou a ser mais escandalosa pelo fato de que grandes empresas passaram afinanciar políticos e seus partidos em campanhas eleitorais em troca de incentivos fiscais ou em tudo que lhes convêm.
Com as privatizações de alguns setores públicos, vimos que, grandes lucrosque não eram apresentados anteriormente, hoje, estão nas mãos de empresas privadas que ganharam essas concessões.
Sabemos que temos um sistema político que para o governo é favorável e que, sedepender somente dele não irá mudar, pois com isso tais privilégios e benefícios iriam cair por terra.
Infelizmente, a maioria de nós pensa que todos os governos irão agir da mesma forma e nãofazemos nada para mudar esse cenário de enriquecimento ilícito, ficamos à sombra de nossa indignação, sonhando com que em algum dia a nossa discussão da moralidade, lealdade e ética seja...
tracking img