Ciencias politicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 3 ' Contratualismo e Jusnaturalismo

Estado: contrato

Thomas Hobbes
John Locke
Jean Jaques Rousseau

Entendem que o Estado é o resultado de um contrato. A organização do Estado é umacordo firmado entre os homens com um determinado fim, dependendo da linha de pensamento. Para se entender um pensamento, é necessário se entender o contexto do autor do mesmo.

A Inglaterra no séc.XVII é uma monarquia. O rei tem a nobreza, que dessa forma também possui poder parcial (feudos). Com a descoberta da América, houve um aumento do comércio. É formada a classe da burguesia comercial:possuem poder, porém não proveniente do tatus como a corte, mas sim do poder mercantil. Na idade média, a produção dos feudos era destinada ao consumo interno e o excedente era vendido.
A burguesiacomercial (ainda não industrial, mas agrária) ficou descontente com a exploração de impostos cobrados pela coroa, para sustentar a própria corte.
Puritanismo: na Inglaterra, o dízimo era cobrado emforma de imposto, para sustentar a Igreja. Os protestantes se revoltavam com isso.
O Reí inglês possuía ao seu lado a Câmara dos Lordes. O rei não tomava decisões sem antes consultar os Lordes. Haviaduas casas, o legislativo e o executivo, e também uma Câmara dos Comuns (dos deputados)

1640: A Grande Rebelião

Oliver Cromwell, comandou a grande rebelião. Criou um exército chamado de New ModelArmy, que é como os exércitos atuais (com hierarquia). Antes disso, o exército era mais arcaico.
1642: guerra civil
1648: Revolução Puritana, República, morte do Charles I
1660: restauração damonarquia com Charles II, desde que o rei respeitasse a câmara dos comuns.
1688: James I herda trono, Revolução Gloriosa
1689: publicação da carta Bill of Rights: o indivíduo, quando nasce, possuidireitos naturais que devem ser respeitados. O estado tem a tarefa de garantir esses direitos. O Estado não pode proibir o indivíduo de freqüentar a Igreja que ele optou por seguir. A Monarquia Absoluta...
tracking img