Ciencias naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ana Caroline de Melo Pimentel

Parâmetros curriculares nacionais
Ciências Naturais

Goiânia
2011
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia11 de Abril de 2011
Professora: Salete Flores
Aluna: Ana Caroline de Melo Pimentel

Parâmetros curriculares nacionais
CiênciasNaturais

Goiânia
2011
OS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINOFUNDAMENTAL

Os conteúdos não são apresentados em blocosde conteúdos, mas em blocos temáticos para não serem tratados como assuntos isolados estes blocos dão uma certa organização para cada conteúdo e dão varias possibilidades para diferentes seqüências dos conteúdos e dando a oportunidade de fazer uma breve conexão entre os conteúdos dos diferentes blocos .
Em cada um dos blocos sãoapresentados conceitos, procedimentos e atitudes centrais para a compreensão da temática em foco.
Na área das Ciências Naturais são desenvolvidos por diferentes áreas das ciências e são envolvidos também pela tecnologia, também são referenciais ao conteúdodo aprendizado eles são organizados em teoria cientifica ou em conhecimentos tecnológicos, mas se transformam continuamente. O professor deve considerarem planejamento a variedade de conteúdos teóricos das disciplinas cientificas.
Os conteúdos devem se construirem fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores com o nível dedesenvolvimento intelectual do aluno, de maneira que ele possa operar com tais conteúdos e avançar efetivamente nos seus conhecimentos.

BLOCOS TEMÁTICOS
São quatro blocos temáticos propostos para o ensinofundamental:Ambiente; Ser humano e Saúde; Recursos tecnológicos e Terra e Universo.
Os três primeiros blocos desenvolvem-se ao longo do ensino fundamentale o bloco terra e universo será desenvolvido a partir do terceiro ciclo.
Cada bloco sugere conteúdos, indicando também as perspectivas de abordagem. Tais conteúdos podem ser organizados em temas, compostos pelo professor ao desenhar seu planejamento. Nacomposição dos temas podem articular-se conteúdos dos diferentes blocos.
De certo ponto de vista, os temas são aleatórios. Por exemplo, uma noticia de jornal, um filme, um programa de TV, um acontecimento na comunidade pode sugerir assuntos a serem trabalhados e converterem-se em temas de investigação. Um mesmo tema pode ser tratado de muitas maneiras, escolhendo-se abordagens compatíveis com odesenvolvimento intelectual da classe, com finalidade de realizar processo consistentes de ensino e aprendizagem.
Os fundamentos científicos devem subsidiar a formação de atitudes dos alunos. Não basta ensinar, por exemplo, que não se deve jogar lixo nas ruas ou que e necessário não desperdiçar materiais

AMBIENTE
A partir do senso comum, os indivíduos desenvolvem representações sobre o meioambiente e problemas ambientais, geralmente pouco rigorosas do ponto de vista científico. É papel da escola provocar a revisão dos conhecimentos, valorizando-os sempre e buscando enriquecê-los com informações cientificas.
É necessário conhecer o conjunto das relações na natureza para compreender o papel fundamental das Ciências Naturais nas decisões importantes sobre os problemas ambientais.Entretanto, um conhecimento profundo dessas relações só é possível mediante sucessivas aproximações dos conceitos, procedimentos e atitudes relativos a temática ambiental, observando-se possibilidades intelectuais dos alunos de modo que, ao longo da escolaridade, o tratamento dos conceitos de interesse geral ganhe profundidade.
A Ecologia é o principal referencial teórico para estudos ambientais. Emuma definição ampla a Ecologia estuda as relações deinterdependência entre os organismos vivos e destes como os componentes sem vida do espaço que habitam, resultando em um sistema aberto denominado ecossistema. Tais relações são enfocadas nos estudos das cadeias e teias alimentares, dos níveistróficos do ciclo dos materiais e fluxo de energia, da dinâmica das populações, do desenvolvimento e...
tracking img