Ciencias naturais e cinecias sociais no estudo da antropologia

1022 palavras 5 páginas
Ciências naturais e Ciências sociais no estudo da antropologia.

Da MATTA. Roberto. “A antropologia no quadro das ciências”. In: Relativizando: Uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1959 e 1962). DaMatta possui curso de especialização em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960); mestrado (Master in Arts) e doutorado (PhD) em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard. Foi Chefe do Dept. de Antropologia do Museu Nacional e Coordenador do seu Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (de 1972 a 1976). É Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, USA, onde ocupou a Cátedra Rev. Edmund Joyce, c.s.c., de Antropologia de 1987 a 2004. Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.
Roberto Da Matta mostra através do texto, como fica claro em seu título, situar a antropologia no panorama científico. Para realizar este trabalho teórico,ele busca, primeiramente, estabelecer uma relação, e principalmente uma diferenciação, entre as ciências “naturais” e as “sociais” onde o autor nos mostra que a diferença básica entre tais ciências é a possibilidade de repetição dos eventos naturais que possibilitam determinadas condições de controle, fato que não é verificado nas ciências sociais. Entretanto há uma diferença que Da Matta julga crucial: “nas ciências sociais pretendemos estudar fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.” Com isso ele quer dizer que nas ciências humanas pode existir interação entre o pesquisador e o seu objeto de estudo. Mas ao construir seu argumento o autor acaba por preterir as ciências naturais, como fica evidente em seu argumento: “Na maioria dos casos, o cientista natural resolve um problema simplesmente para criar tecnologias

Relacionados