Ciencias dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS I

Metal

É genericamente toda substância mineral que se apresenta em estado sólido à temperatura ambiente com a única exceção do mercúrio e que se caracteriza porbrilho característico, opacidade, dureza, ductilidade (que permite que o material seja esticado em arames finos) e maleabilidade (que possibilita sua redução a lâminas delgadas).
Outras propriedadesfísicas que caracterizam o metal são sua elevada densidade, boa fusibilidade e, principalmente, os altos coeficientes de condutividade térmica e elétrica. Do ponto de vista químico, metal é todoelemento eletropositivo, ou seja, aquele cujos átomos formam íons positivos em solução. Os metais constituem cerca de 75% do sistema periódico dos elementos. Possuem, em seu nível mais externo, denominadonível de valência, no máximo três elétrons, excetuados o estanho e o chumbo (que possuem quatro elétrons) e o bismuto e o antimônio (cinco elétrons).

Cerâmica

O termo (do grego keramos,"argila") refere-se à manufatura de objetos em barro, posteriormente cozidos. De acordo com o material utilizado e com a técnica empregada, classifica-se a cerâmica em terracota (peça de argilacozida no forno, sem ser vidrada, embora, às vezes, pintada), cerâmica vidrada (cuja modalidade mais conhecida é o azulejo), grés (cerâmica vidrada, às vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato,argila e areia) e faiança. Esta última designa louça fina obtida de pasta porosa cozida a altas temperaturas, envernizada ou revestida de esmalte sobre o qual se pintam motivos decorativos. Ascerâmicas são comumente dividas em dois grandes grupos, Cerâmica Tradicional (ladrilhos, azulejos, potes, vasos, tijolos) e Cerâmica "Avançada" criatura, ou de engenharia (ferramentas de corte para usinagem,tijolos refratários para fornos).
Os materiais cerâmicos podem ser classificados de diversas formas, o mais usual é por aplicação, podemos classifica-los também por Composição química (Óxidos,...
tracking img